A 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Montes Claros realizou no último sábado (30/ 9) o projeto OAB na Praça, evento que, pelo segundo ano consecutivo, gera impacto social, promove a cidadania o networking profissional.
Com a participação de mais de 50 advogados (as), a ação gerou oportunidade de atendimento jurídico gratuito à população local, promovendo a justiça e estreitando os laços com a comunidade. Foram mais de 500 atendimentos gratuitos realizados de 8 às 12h, na Praça Dr. Carlos Versiani, centro de Montes Claros.
A iniciativa contou ainda com a participação de vários cartórios extrajudiciais, que promoveram a Jornada Notarial da Família, com orientações e entrega de cartilhas com informações pertinentes à divórcio, partilha de bens, inventário, compra e venda de imóveis, contrato de namoro, doação de imóveis, testamento e pacto antinupcial.
A ação social também contou com a equipe do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J Itinerante), ligado ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros. Cerca de 10 professores e 55 acadêmicos do curso de Direito da Unimontes participaram das ações na praça.
“Foi uma experiência valiosa levar, gratuitamente, os serviços jurídicos à população de baixa renda. Além disso, o projeto possibilizou o estímulo do aprendizado e o envolvimento dos estudantes de Direito numa ação solidária”, destaca o professor Rodrigo Leal Teixeira, que enfatizou a parceria com a OAB Montes Claros.
“A OAB tem um papel importante na sociedade, previsto na Constituição, como a defesa da democracia e da cidadania. Ações como o OAB na Praça estreitam a relação da advocacia coma sociedade. Muitas pessoas não conhecem os seus direitos. Nesta ação promovemos atendimento, aconselhamos e encaminhamos essas pessoas a um caminho mais célere”, destaca o presidente da OAB Montes Claros, Herbert Alcântara.
Além da participação de advogados da cidade, a ação também contou com a presença inédita de presidentes de subseções de OABs de outras regiões do estado. Ampliando a sua rede de relacionamentos na cidade, o presidente da Subseção de Paracatu demonstrou entusiasmo ao participar do evento, destacando que “temos a oportunidade mostrar o nosso trabalho e o seu profissionalismo, mostrando a sua contribuição para a advocacia e para a sociedade”, Bruno Franco, presidente da OAB de Paracatu.
“Daqui levamos experiências para a nossa subseção, que vão para além do papel instituição de classe. É a OAB exercitando a sua função social, promovendo a interação entre outras regiões e subseções”, comemora Débora de Oliveira, presidente da OAB de Araxá-MG.