[views count="1" print="0"]

Norte de Minas será contemplado com novas turmas

As onze turmas serão iniciadas nos municípios norte-mineiros a partir deste mês

Onze novas turmas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, serão iniciadas em cidades do Norte de Minas a partir deste mês. A proposta é levar aos produtores rurais novos conhecimentos, soluções e tecnologias que possam ajudar a evoluir o trabalho no campo e a produtividade, sem deixar a qualidade e a sustentabilidade se perderem no processo.

Segundo o gerente regional do Sistema Faemg, Dirceu Martins, os novos grupos foram pensados estrategicamente, avaliando necessidades e potencialidades; a assistência é ofertada ao longo de dois anos, sem custos aos produtores rurais selecionados.

“Após várias lições aprendidas e a maturidade que estamos hoje com o ATeG, o ponto mais importante e relevante na abertura de novos grupos é realmente o perfil desse produtor que irá ser capacitado. Será exatamente este perfil, juntamente com a atuação do técnico e da entidade cooperada, que garantirá o sucesso do programa”, avalia Dirceu Martins.

EXPECTATIVAS

Das novas turmas do Programa ATeG, oito serão destinadas à boFAEMG/SENAR vinocultura, entre pecuária de leite e corte. Uma dessas turmas ficará pela primeira vez sob a gestão da entidade cooperada Sindicato dos Produtores Rurais de Porteirinha, que vem retomando suas ações junto ao homem do campo. O Sindicato também receberá uma turma para a cadeia da apicultura.

“Isso vem a somar muito. A cada dia que passa, percebemos a necessidade de melhorar a gestão, ter mais tecnologia e, de fato, tratar nossas propriedades rurais como empresas de verdade. Sem gestão, sem organizar o empreendimento, é impossível desenvolver”, afirma o presidente do Sindicato, Cássio Samuel Mendes França.

Todas as novas turmas terão início entre outubro e novembro deste ano, em regiões vinculadas aos sindicatos rurais de Janaúba, Jaíba/ Matias Cardoso, Pirapora, Januária, Francisco Sá, Brasília de Minas, Várzea da Palma, São João da Ponte, Montes Claros e Porteirinha.

A grande novidade do programa na região é a Fruticultura – Cacau, que vai prestar assistência aos produtores das cidades de Janaúba e Jaíba, dois dos maiores polos de fruticultura do estado. A iniciativa chega através do projeto Agro+Verde, que promove o consórcio entre cacau e banana, em uma parceria do Sistema Faemg Senar e a Cargill na busca de transformar áreas de baixa produtividade em polos sustentáveis.

MUNICÍPIOS

A regional Montes Claros, que representa as ações do Sistema Faemg Senar em mais de 70 municípios do Norte de Minas, recebe o Programa ATeG desde 2019. Já são 119 grupos até a presente data, entre concluídos e outros em andamento. Os campeões de ATeG são a bovinocultura de leite, onde a regional contabiliza 41 turmas do programa, seguido de apicultura e bovinocultura de corte, com 25 turmas cada.

Paulo Rodrigues da Silva, produtor da cidade de Ubaí, fez parte da primeira turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial da bovinocultura de leite, entre 2019 e 2021. Com uma vida dedicada à fazenda, ele não conseguia fazer da sua produção algo sustentável e rentável. A assistência técnica revolucionou seu sistema de trabalho. Até hoje ele colhe bons frutos do que aprendeu.

“A assistência fez toda a diferença. Foi quando, de fato, crescemos. Os novos conhecimentos ajudaram a encurtar gastos, a estruturar o plantio de alimentos dos animais, aprimorar técnicas de manejo e a organizar a fazenda. Hoje, passados estes anos, não ando apertado financeiramente. Com o leite consegui investir na compra de mais hectares, um carro para o trabalho e uma nova casa. Tudo segue melhorando”, afirma o produtor.

A expectativa é que em 2025 mais turmas possam ser iniciadas, abrangendo novos municípios e beneficiando mais produtores, como ocorreu com Paulo Rodrigues. O programa, que leva até a propriedade rural especialistas diversos, como engenheiros agrônomos, zootecnistas e veterinários, também está aberto a parcerias que possam efetivar sua constante expansão.

“Estamos também em busca de novos parceiros para a abertura de novos grupos, para o próximo ano. Estamos com tratativas contínuas com a indústria de laticínios e com agentes bancários, por exemplo, no intuito de maximizar esforços, somando ao trabalho do Sistema Faemg Senar na região”, pontua o gerente regional Dirceu Martins.

As onze turmas serão iniciadas nos municípios norte-mineiros a partir deste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí