Municípios do Norte de Minas irão receber o MP Itinerante

Neste mês, o MPI estará na comarca de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas.

Com uma vasta programação que visou aproximar a população dos seus direitos, o “dia de cidadania” em vários municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto e contou com reuniões públicas, atendimentos e orientações das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além dos serviços ofertados pelos parceiros. Neste mês, o MPI estará na comarca de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas.

No Vale, participaram o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), Cemig, Copasa e Copanor, Emater, OAB, Defensoria Pública e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Itinerante), além dos atendimentos feitos pelas prefeituras municipais e suas secretarias.

Em ação da Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda), a veterinária Tamires Verazani, realizou atendimentos aos animais domésticos dos municípios e prestou esclarecimentos aos tutores em relação ao bem-estar animal, guarda responsável e cuidados básicos como vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas.

As crianças e jovens dos municípios também não ficaram de fora da festa da cidadania. Para elas, foram realizadas sessões de cinema educativo com exibição de um curta-metragem de animação que trabalha os conceitos de ética e cidadania, seguido por uma dinâmica interativa sobre a temática.

Os adolescentes de 14 a 17 anos participaram do Workshop Promotor por um dia: cidadania e Ministério Público, apresentado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), além de uma apresentação de Hip Hop com o multiartista de Belo Horizonte, Mc Kroif.

Os eventos contaram com a presença dos promotores de Justiça Paulo César Vicente Lima, coordenador do MPI e da Cimos; Rolando Carabolante, sub-ouvidor do MPMG; Pedro Ernesto Pezzi, promotor de Justiça da comarca de Jequitinhonha; Samira Rezende Trindade Roldão e Ana Luiza Henriques Berger Machado, promotoras de Justiça da comarca de Araçuaí; Mariah Santos Santa Anna.

Além da coordenadora da Coordenadoria Regional da Zona da Mata da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Credca dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri); Lucas Dias Pereira Nunes, coordenador do CAOSaúde Jequitinhonha; além dos juízes Luiz Ricardo Alves Tavares e Arnon Argolo Matos Rocha, das comarcas de Jequitinhonha e Araçuaí, respectivamente.

Durante os três dias de evento, mais de 20 reuniões públicas foram realizadas pelo Ministério Público e suas coordenadorias, abordando questões específicas de cada município como forma de aproximar o MPMG e suas atribuições aos cidadãos e servidores municipais das localidades.

A Credca dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizou reuniões sobre as atribuições do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) e sobre as possibilidades da rede socioassistencial da criança e do adolescente, além de uma reunião sobre os fluxos de atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, conduzida pela promotora de Justiça Mariah Santos Santa Anna, no município de Padre Paraíso.

No mesmo município, o promotor de Justiça coordenador estadual de apoio aos promotores de Justiça eleitorais, Edson de Resende Castro, falou aos vereadores do município sobre a legislação eleitoral que está sendo preparada para as eleições municipais de 2024.

Em Ponto dos Volantes, o promotor de Justiça Lucas Dias, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Jequitinhonha, discutiu com profissionais da saúde pública o mapeamento de situações-problema e necessidades relacionadas à saúde e com potencial de contribuição do Ministério Público.

Aconteceram ainda reuniões conduzidas pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Cultural (CPPC), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater, além do Procon, que realizou uma reunião sobre golpes financeiros para a população acima de 60 anos.

Municípios do Norte de Minas irão receber o MP Itinerante
MPI estará na comarca de Januária, nos municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Congresso da AMM reúne prefeitos
Congresso da AMM reúne prefeitos
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Dirigentes se reúnem para votar porte de arma para advogados
Ocorrências de queimadas mais que dobraram em um mês em MG
Posto do Sine disponibiliza 92 vagas de empregos na cidade
CBM anuncia concurso com 329 vagas em Minas
Comunidades recebem Programa Água Doce
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Adolescente chama bombeiros ao ver cobra em refrigerador
Sudene quer criar Rede para fomentar inovação na região
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste