[views count="1" print="0"]

Municípios do Norte de Minas irão receber o MP Itinerante

Neste mês, o MPI estará na comarca de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas.

Com uma vasta programação que visou aproximar a população dos seus direitos, o “dia de cidadania” em vários municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto e contou com reuniões públicas, atendimentos e orientações das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além dos serviços ofertados pelos parceiros. Neste mês, o MPI estará na comarca de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas.

No Vale, participaram o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), Cemig, Copasa e Copanor, Emater, OAB, Defensoria Pública e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Itinerante), além dos atendimentos feitos pelas prefeituras municipais e suas secretarias.

Em ação da Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda), a veterinária Tamires Verazani, realizou atendimentos aos animais domésticos dos municípios e prestou esclarecimentos aos tutores em relação ao bem-estar animal, guarda responsável e cuidados básicos como vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas.

As crianças e jovens dos municípios também não ficaram de fora da festa da cidadania. Para elas, foram realizadas sessões de cinema educativo com exibição de um curta-metragem de animação que trabalha os conceitos de ética e cidadania, seguido por uma dinâmica interativa sobre a temática.

Os adolescentes de 14 a 17 anos participaram do Workshop Promotor por um dia: cidadania e Ministério Público, apresentado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), além de uma apresentação de Hip Hop com o multiartista de Belo Horizonte, Mc Kroif.

Os eventos contaram com a presença dos promotores de Justiça Paulo César Vicente Lima, coordenador do MPI e da Cimos; Rolando Carabolante, sub-ouvidor do MPMG; Pedro Ernesto Pezzi, promotor de Justiça da comarca de Jequitinhonha; Samira Rezende Trindade Roldão e Ana Luiza Henriques Berger Machado, promotoras de Justiça da comarca de Araçuaí; Mariah Santos Santa Anna.

Além da coordenadora da Coordenadoria Regional da Zona da Mata da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Credca dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri); Lucas Dias Pereira Nunes, coordenador do CAOSaúde Jequitinhonha; além dos juízes Luiz Ricardo Alves Tavares e Arnon Argolo Matos Rocha, das comarcas de Jequitinhonha e Araçuaí, respectivamente.

Durante os três dias de evento, mais de 20 reuniões públicas foram realizadas pelo Ministério Público e suas coordenadorias, abordando questões específicas de cada município como forma de aproximar o MPMG e suas atribuições aos cidadãos e servidores municipais das localidades.

A Credca dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizou reuniões sobre as atribuições do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) e sobre as possibilidades da rede socioassistencial da criança e do adolescente, além de uma reunião sobre os fluxos de atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, conduzida pela promotora de Justiça Mariah Santos Santa Anna, no município de Padre Paraíso.

No mesmo município, o promotor de Justiça coordenador estadual de apoio aos promotores de Justiça eleitorais, Edson de Resende Castro, falou aos vereadores do município sobre a legislação eleitoral que está sendo preparada para as eleições municipais de 2024.

Em Ponto dos Volantes, o promotor de Justiça Lucas Dias, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Jequitinhonha, discutiu com profissionais da saúde pública o mapeamento de situações-problema e necessidades relacionadas à saúde e com potencial de contribuição do Ministério Público.

Aconteceram ainda reuniões conduzidas pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Cultural (CPPC), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater, além do Procon, que realizou uma reunião sobre golpes financeiros para a população acima de 60 anos.

Municípios do Norte de Minas irão receber o MP Itinerante
MPI estará na comarca de Januária, nos municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Secult faz levantamento para preservar patrimônio histórico de Montes Claros
Secult faz levantamento para preservar patrimônio histórico de Montes Claros
Exército sedia Simpósio Regional da Defesa Civil
Exército sedia Simpósio Regional da Defesa Civil
Festa do Pequi terá shows com grandes nomes
Festa do Pequi terá shows com grandes nomes
INSS promove mutirão em Montes Claros
INSS promove mutirão em Montes Claros
De volta ao Brasil, colaborador da Credinor compartilha experiência na Coreia do Sul
De volta ao Brasil, colaborador da Credinor compartilha experiência na Coreia do Sul
Sete cidades no Norte de Minas contam com guardas municipais
Sete cidades no Norte de Minas contam com guardas municipais
Por que adotar um leitor é a forma mais poderosa de transformar o futuro
Por que adotar um leitor é a forma mais poderosa de transformar o futuro
Técnica projeta o Norte de Minas no mercado mundial
Técnica projeta o Norte de Minas no mercado mundial
Amams orienta municípios compendências para regularização
Bombeiros ajudam famílias carentes na região
Ato contra a PEC 24 reunirá organizações neste sábado
Sindágua-MG aprova greve para a próxima terça-feira
Município recebe R$ 3,6 mido FPM nesta quinta-feira
Capacitação sobre novo PAR visa fortalecer a educação municipal
Receita indica melhor opção para a região
IMPACTO SOCIAL E GERAÇÃO DE VALOR
Encontro celebra o poder de transformação da nova geração 
Nova diretoria da Faemg toma posse em BH 
Apostas: 30% dos mineiros atrasam o aluguel 
Recorde histórico na 9ª edição do Cupping ATeG Café + Forte 
Cervejaria pode triplicar de tamanho