Para fortalecer ações que impactam diretamente a vida de meninas e meninos, a Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da comissão intersetorial do Selo Unicef, realizou, na segunda-feira (17/ 11), no Espaço da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Montes Claros, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025/2028.
O encontro mobilizou a comunidade para discutir e validar o diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes, além de construir o Plano de Ação Municipal, que será desenvolvido entre 2026 e 2028, fundamental para fortalecer políticas públicas e conquistar mais um Selo Unicef. A cidade já conquistou três selos.
O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025/2028 contou com a presença de crianças e adolescentes, do prefeito Guilherme Guimarães, de secretários e servidores municipais, vereadores, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef, conselheiros tutelares e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direi das Crianças e dos Adolescentes), lideranças comunitárias e religiosas, profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, representantes de organizações da sociedade civil, do Ministério Público e do Conselho Tutelar, além da população em geral.
Gerente de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação e articuladora do Selo Unicef, Helen Patrícia Vieira Maia enfatizou a relevância do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025/2028. “Este momento é crucial na busca por mais uma certificação. Trata-se de um pacto coletivo para a proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes, neste momento em que celebramos o 35º aniversário do estatuto da criança e do adolescente”, disse a professora Helen.
A gerente também ressaltou que a realização do fórum coincidiu com o início da Semana da Consciência Negra. “Este é um período que nos provoca a pensar e a nos comprometer com a igualdade étnico-racial no nosso país, a luta contra o racismo e o reconhecimento da dignidade de todas as pessoas negras e indígenas”, concluiu.
“O Selo representa um compromisso que Montes Claros assume para lutar e continuar melhorando cada vez mais a vida das nossas crianças e adolescentes”, comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Montes Claros, Fernanda Ariele da Silva.