[views count="1" print="0"]

Multivacinação mira 336,9 mil crianças e adolescentes

Com público estimado de 336.929 crianças e adolescentes com idade entre um ano e menores de 15 anos (14 anos, onze meses e 29 dias) no Norte de Minas, começa sábado (21/10) a Campanha de Multivacinação no Estado.

Com público estimado de 336.929 crianças e adolescentes com idade entre um ano e menores de 15 anos (14 anos, onze meses e 29 dias) no Norte de Minas, começa sábado (21/10) a Campanha de Multivacinação no Estado. A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) repassou a 54 municípios da sua área 114.578 doses de imunizantes para complemento de estoques existentes nas secretarias.

Até o dia 4 de novembro, o objetivo dos serviços de saúde será atualizar as cadernetas de vacinação de um público estimado pelo Ministério da Saúde em mais de 3,9 milhões de crianças e adolescentes em 853 municípios do Estado. O “Dia D” da Campanha está marcado para 28 de outubro, oportunidade que os municípios terão para mobilizar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre a importância da atualização das cadernetas de vacinação.

Durante a Campanha as unidades de saúde vão disponibilizar 16 diferentes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada de Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; Papilomavírus Humano (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.

A Estratégia de Multivacinação está sendo acompanhada no painel LocalizaSUS pois, segundo o Ministério da Saúde, a ação visa a atualização do calendário de vacinação de crianças e adolescentes. Por isso, não foi estabelecida meta de cobertura vacinal. A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que para a realização da Campanha de Multivacinação profissionais de saúde dos municípios receberam nota técnica atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Além disso, entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro, referências técnicas de imunização e de atenção primária dos municípios participaram de oficinas de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade – (AVAQ), oportunidade que aprofundaram conhecimentos sobre a importância da organização dos serviços e das equipes de saúde visando atingir bons resultados perante os mais diferenciados públicos. As oficinas foram conduzidas pelas referências técnicas das coordenadorias de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, Mônica de Lourdes Rochido e Eusane Ferreira Fonseca Santos.

“A atualização das cadernetas de vacinação é fator de fundamental importância para evitar que doenças imunopreviníveis sejam reintroduzidas no país, apesar da disponibilização de vacinas de forma gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde – (SUS)”, ressalta Agna Menezes. Entre as doenças que correm risco de voltar a ser registradas no país está a poliomielite, que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira, alerta a coordenadora.

Multivacinação mira 336,9 mil crianças e adolescentes
CAMPANHA de Multivacinação começa neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Seminário será aberto de manhã com realização de mesa redonda
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF