[views count="1" print="0"]

Hospital Aroldo Tourinho realiza capacitação

O Hospital Aroldo Tourinho promoveu nessa quarta-feira (18/10), uma capacitação sobre cuidados paliativos.

O Hospital Aroldo Tourinho promoveu nessa quarta-feira (18/10), uma capacitação sobre cuidados paliativos. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço e melhorar o atendimento à população, o evento reuniu profissionais médicos e equipe de enfermagem da instituição.

Os cuidados paliativos são uma abordagem médica que visa proporcionar conforto e qualidade de vida a pessoas com doenças graves ou terminais. Eles se concentram no alívio da dor, controle dos sintomas, suporte emocional e social, buscando melhorar a vida do paciente e de seus familiares durante o processo de enfrentamento da doença.

Há quatro anos, o HAT implementou em seu atendimento os cuidados paliativos para os pacientes que necessitam dessa abordagem. Desde então, a instituição realiza capacitações constantes para a sua equipe sobre o tema.

A coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Aroldo Tourinho, enfermeira Sheila Pereira Soares, destaca a importância desses esforços contínuos. “Logo quando iniciamos o projeto para atendimento em cuidados paliativos, montamos uma equipe multidisciplinar, e essa equipe é constantemente treinada para oferecer o melhor tratamento, priorizando o bem-estar do cliente e o acolhimento de sua família, num momento que costuma ser de fragilidade tanto física, quanto emocional. Aproveitamos este momento importante para aperfeiçoarmos os procedimentos e avançarmos em novos conhecimentos”, afirma.

No encontro, foram realizadas duas palestras: “Não Há Tempo a Perder”, ministrada pela psicóloga paliativista Ana Barcelos, e “Extubação Paliativa”, pelo fisioterapeuta paliativista Daniel Antunes Alveno, que ressaltou: “os cuidados paliativos não significam a abdicação de tratamentos curativos, mas sim uma abordagem complementar que visa a manutenção da dignidade e o alívio do sofrimento”. Durante as palestras, também foram abordados tópicos como planejamento antecipado de cuidados, a importância da equipe multidisciplinar e o suporte emocional, que desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A diretora assistencial, enfermeira Soneide Dias Batista, afirma “que a abordagem dos cuidados paliativos no Hospital Aroldo Tourinho tem se destacado como um modelo a ser seguido, priorizando o cuidado ao paciente e aos seus familiares, refletindo o compromisso da instituição em oferecer alternativas de tratamento conforme as necessidades de cada indivíduo”.

Além disso, ela enfatizou a necessidade de uma comunicação aberta entre médicos, paciente e familiar, permitindo que todos compreendam as opções de tratamento disponíveis, os benefícios e os riscos associados a cada decisão.

“O Hospital Aroldo Tourinho está comprometido em fornecer não apenas tratamentos médicos de qualidade, mas também suporte emocional e social para os pacientes e suas famílias. Parabenizamos toda a nossa equipe pela promoção dos cuidados paliativos”, conclui a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.

Hospital Aroldo Tourinho realiza capacitação
O objetivo é aprimorar ainda mais o serviço e melhorar o atendimento à população

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Programa chega a Taiobeiras
Programa chega a Taiobeiras
Médico recebeu título de Cidadão Honorário
Médico recebeu título de Cidadão Honorário
Situação da BR-251 pauta mobilização
Situação da BR-251 pauta mobilização
Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobiliza 35 municípios
Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobiliza 35 municípios
Santa Casa de Montes Claros A Unilever anunciou um investimento de R$ 80 milhões para a Unilever investe R$ 80 mi em Pouso Alegre discute planejamento estratégico
Santa Casa de Montes Claros discute planejamento estratégico
Presidente do HAT busca apoio financeiro em Brasília
Presidente do HAT busca apoio financeiro em Brasília
Itacarambi realiza avaliações com mais de 100 pacientes
Itacarambi realiza avaliações com mais de 100 pacientes
HDG recicla mais de 20 toneladas de resíduos em 2023
HDG recicla mais de 20 toneladas de resíduos em 2023
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
Câmara aprova projeto que vai beneficiar santas casas
Montalvânia adere a campanha de conscientização
BANNER 2
Rotary presta homenagens ao comemorar 30 anos
Dino toma posse como ministro do STF
Carreta carregada de gesso tomba na Serra de Francisco Sá
Perseguição da PM termina em prisão e recuperação de caminhonete em Patis
Justiça Federal determina retorno de montes-clarense para tratamento em MG