Cerca de cinco mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram das atividades de reinauguração do Parque Florestal da Sapucaia Simeão Ribeiro Pires, durante o feriado de quarta-feira (15/11), data em que se comemorou a Proclamação da República. Com 36 anos de existência, o Sapucaia é considerado um cartão-postal da cidade e representa um grande atrativo turístico.
O Parque foi devolvido à população de Montes Claros com muitas novidades: novas trilhas pavimentadas com total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, playground para a criançada, novos banheiros, academia a céu aberto, sala de educação e biblioteca ambiental. Enfim, muita natureza, com fauna e flora preservadas, além de afloramentos rochosos de extrema beleza.
O Sapucaia é um parque que faz parte da história de muita gente da cidade e de turistas que visitaram Montes Claros. O espaço tem 32 hectares e possui uma biodiversidade invejável, tanto da flora quanto da fauna brasileira, com diversas espécies de aves, mamíferos e árvores.
“O Meio Ambiente é vida. Hoje estamos melhorando a qualidade de vida da população e resgatando parte da história de Montes Claros”, afirmou o prefeito Humberto Souto na solenidade de reinauguração. Para ele, a devolução do Parque aos cidadãos montes-clarenses significa contribuir para o bem-estar de todos: “já são 16 parques em Montes Claros, purificando ainda mais o nosso ar. O Sapucaia faz parte da nossa história e da vida da população”. O prefeito também fez questão de homenagear os ambientalistas que ajudam a cuidar das áreas verdes. Ao final, Humberto Souto conclamou a população a contribuir nas ações de preservação do logradouro público.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães disse que o Parque é sinônimo de lazer, esporte, entretenimento e diversão, não só para a população de Montes Claros, mas para todo o Norte de Minas. Guilherme lembrou que o logradouro deverá atrair turistas e empreendedores da iniciativa privada, a partir da segunda etapa das obras: “o Parque Sapucaia é um patrimônio da população. É um espaço belíssimo que, além de belo, vai gerar emprego e renda, contribuindo para o turismo local”.
“Foi um esforço concentrado. Em breve, vamos iniciar a segunda etapa de obras de revitalização do nosso Parque Simeão Ribeiro Pires”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, entusiasmado com o trabalho realizado e com a maciça participação popular no evento.
Soter lembrou que as obras foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura, elogiou o trabalho dos servidores da Secretaria e disse que o Sapucaia consolida Montes Claros como Cidade dos Parques, aproximando o município da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13 metros quadrados de área verde por habitante.