O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) realizam nos dias 26 e 27 deste mês, em Belo Horizonte, o 19ª Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS).
Com o tema “A Força da Sociedade Civil Organizada na Garantia dos Direitos Fundamentais”, o evento reúne representantes de organizações sociais, governos e iniciativa privada para discussão de pautas pertinentes ao fortalecimento do Terceiro Setor.
A abertura oficial do encontro acontece no dia 26 de setembro, às 18 horas, com a presença de autoridades e palestra conduzida por Neca Setubal, socióloga, presidente do Conselho de Administração da Fundação Tide Setubal e articulista da Folha de São Paulo. A noite contará ainda com coquetel e celebração de 30 anos da Fundamig.
As atividades técnicas ocorrem na tarde do dia 26 e ao longo do dia 27, incluindo painéis e rodas de conversa com profissionais dos diferentes setores, procuradores e promotores de Justiça de Minas Gerais e de outros Estados.
Como esclarece a diretora- -presidente da Fundamig, Solange Bottaro, a proposta do 19º ENATS reflete um compromisso com a inovação e a adaptação às novas demandas do Terceiro Setor. “Além das tradicionais palestras e mesas-redondas, a edição deste ano introduz a participação de convidados renomados, com temáticas inovadoras, projetadas para fomentar a colaboração e a troca de ideias entre profissionais, especialistas e o público. O ENATS 2024, com uma programação repaginada, está determinado a criar um ambiente mais colaborativo e estimulante, promovendo discussões de ponta e oferecendo soluções concretas para os desafios contemporâneos”, disse.