[views count="1" print="0"]

MP Itinerante atende população de 3 municípios norte-mineiros

O Ministério Público Itinerante (MPI), projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltou ao Norte de Minas, dessa vez aos municípios de São João do Pacuí, São João da Lagoa e Lagoa dos Patos, pertencentes à comarca de Coração de Jesus.

O Ministério Público Itinerante (MPI), projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltou ao Norte de Minas, dessa vez aos municípios de São João do Pacuí, São João da Lagoa e Lagoa dos Patos, pertencentes à comarca de Coração de Jesus. Nos dias 19, 20 e 21 de março, os cidadãos receberam orientações jurídicas, acessaram serviços e participaram de atividades e reuniões públicas.

Foram oferecidos atendimentos e orientações da Promotoria de Justiça local e da Ouvidoria da Mulher e do MPMG, além dos serviços ofertados pelos parceiros, como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MINAS); Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil); Cemig; Copasa; Sistema Nacional de Emprego (Sine); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Correios, Polícia Civil; Serviço Social Autônomo (Servas); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); prefeituras municipais; entre outros.

“O principal objetivo desse projeto é servir de espaço de fomento da cidadania, ou seja, trazer para a população uma ação de conscientização de seus direitos”, pontou Gabriel Vianna de Castro, promotor de Justiça da comarca de Coração de Jesus. Além dos serviços e orientações jurídicas foram realizadas reuniões públicas, doações de cestas básicas e kits escolares, atendimento veterinário, ações culturais, educativas e de promoção da saúde bucal.

Os eventos contaram com a presença dos promotores de Justiça Paulo César Vicente Lima, coordenador do MPI e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos); Rolando Carabolante, subouvidor; Gabriel Vianna de Castro, da comarca de Coração de Jesus; Felipe Gustavo Gonçalves Caires, da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor de Montes Claros; e Danniel Librelon Pimenta, da Coordenadoria Regional de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas.

Também participaram das ações o juiz Marcos Antônio Ferreira, da comarca de Coração de Jesus, e os defensores públicos da comarca de Brasília de Minas, José Cléber de Araújo Moreira e Magali da Silva Medeiros. As reuniões públicas, conduzidas por promotores de Justiça e representantes do MPMG e parceiros, destacaram-se pelo número de participantes. Ao todo, mais de 400 pessoas puderam discutir sobre temas de interesse em diversas áreas, como consumidor, crianças e adolescentes, meio ambiente, eleitoral, entre outros. O número de crianças e adolescentes participantes das atividades educativas, culturais e de promoção da saúde bucal superou 1.500.

Para o coordenador do MPI, Paulo César Vicente de Lima, “ninguém muda o mundo sozinho. Afinal, trabalhando em rede, juntos, conseguimos fazer um pouco mais e, quem sabe, errar menos. É isso que tentamos, reunindo diversos parceiros para colaborar e melhorar a condição de vida das pessoas atendidas”, destacando a importância do trabalho coletivo e colaborativo para garantir que o projeto chegue a mais pessoas.

O MPI é realizado pelo CAO-Cimos, Ouvidoria do MPMG e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma); conta com o patrocínio da Cemig, do Sicoob JUS-MP e Supermercados BH; e produção do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS).

MP Itinerante atende população de 3 municípios norte-mineiros
O PROMOTOR Felipe Caires durante atendimento pelo MP Itinerante | MPMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

CMDCA investe R$ 3,4 milhões em projetos de proteção de menores
CMDCA investe R$ 3,4 milhões em projetos de proteção de menores
Gestores aprovam Plano de Ação Regional do Programa Mais Acesso
Gestores aprovam Plano de Ação Regional do Programa Mais Acesso
Minas avança em políticas de acesso à água potável
Minas avança em políticas de acesso à água potável
Caixa começa a pagar o Bolsa Família de julho
Caixa começa a pagar o Bolsa Família de julho
Caixa começa a pagar o Bolsa Família de julho
Caixa começa a pagar o Bolsa Família de julho
Estado moderniza serviços de perícia médica
Estado moderniza serviços de perícia médica
Sedese lança curso para fortalecer Conselhos Tutelares e de Direitos
Sedese lança curso para fortalecer Conselhos Tutelares e de Direitos
MP Itinerante chega a Claro dos Poções, Itacambira e Glaucilândia
MP Itinerante chega a Claro dos Poções, Itacambira e Glaucilândia
Cimams e MP instalaram mais um Procon Regional
Mineiros podem solicitar segunda via de certidões pelo celular
Governo estuda mudanças em benefícios temporários do INSS
Justiça Eleitoral lança campanha de incentivo ao mesário voluntário
Coordenadoria da Criança e do Adolescente participa de ações
Governo amplia serviços da Emater nos municípios
Dia da Abolição da Escravatura será marcado por ato público
Campanha Se Renda à Infância termina dia 31
Justiça restringe campanha de vereador
30% da população mora de aluguel em Uberlândia 
Governo quer conscientizar a população sobre atenção à pessoa idosa em Minas
Motociclista preso com 41 barras de maconha
PRF passa a usar drones para multar motoristas em rodovias