[views count="1" print="0"]

MP investiga casos em Minas Gerais

Uma modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor” está na mira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgão que investiga ao menos dez casos em todo o Estado.

Uma modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor” está na mira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgão que investiga ao menos dez casos em todo o Estado. A prática tem como alvo principalmente mulheres em busca de um relacionamento e usa perfis falsos na internet para extorquir as vítimas, que, em alguns casos, chegaram a perder até R$ 30 mil para os estelionatários. Coordenador das investigações, o Grupo de Atuação Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Gaeciber) aproveita o mês da Mulher, celebrado em março, para intensificar os alertas sobre esse tipo de golpe e dar dicas para que possíveis alvos não caiam em cilada.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Gaeciber, Mauro Ellovitch, os estelionatários que aplicam o golpe do amor usam fotos falsas para estampar perfis fake nas redes sociais e abordam mulheres que estão abertas a um relacionamento amoroso. Com uma conversa cativante, eles vão ganhando confiança da vítima até o ponto de pedir informações íntimas. “Por vezes, pedem fotos ou vídeos sem roupa, os chamados ‘nudes’. E depois que eles têm esse conteúdo sensível, eles começam a levar a conversa com as mulheres para outro mundo. Eles começam primeiro a pedir dinheiro com histórias mirabolantes: inventam uma doença ou um investimento conjunto, como a compra de uma casa ou de uma viagem para o casal”, explica o promotor.

Mesmo sem se encontrar com o suposto namorado, as vítimas são induzidas a acreditar que vivem uma relação amorosa e acabam transferindo valores para os criminosos. Por outro lado, se a mulher se nega a enviar dinheiro, o estelionatário parte para a nova fase do golpe e passa a extorqui-la. “Eles começam a ameaçar de divulgar informações íntimas, divulgar fotos de conteúdo sexual e passam a pedir dinheiro para não divulgar essas informações”, alerta Ellovitch.

O promotor ressalta que, na maioria dos casos, o prejuízo não se limita ao fator financeiro e tem impacto direto na autoestima da vítima. “A gente pode ver que elas se sentiram violadas, não tanto pelo dinheiro, mas por ter sua intimidade exposta e por ter sua intimidade utilizada contra elas. É uma exploração do sentimento da mulher, é uma exploração da intimidade”, comenta o chefe do Gaeciber, que incentiva vítimas do golpe a procurarem ajuda.

Não caia no “golpe do amor”

Devido às características do crime, que usa informações íntimas das vítimas para extorqui- -las, Mauro Ellovitch estima que haja uma enorme subnotificação de casos em Minas. Segundo o promotor, isso se dá pelo fato de que muitas mulheres têm “vergonha de se expor e contar que foram enganadas”.

O coordenador do Gaeciber ressalta que, quando se trata de ambiente virtual, todo cuidado realmente é pouco e explica como as mulheres devem agir ao buscar um relacionamento na internet. “A primeira dica que a gente dá é: não interaja com alguém que você não conhece e que não tem nenhum seguidor em comum com você. Desconfie de histórias mirabolantes, que parecem coisa de novela, um acidente bizarro, uma compra que não se concretiza porque a pessoa foi vítima de uma fatalidade”, orienta.

Outra dica importante, segundo o promotor, é evitar o compartilhamento de conteúdo íntimo. “Não é nenhum juízo moral. É um juízo realmente de cuidado criminal. Uma vez que a coisa cai na internet, ela não sai nunca mais”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251