LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

MP investiga casos em Minas Gerais

Uma modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor” está na mira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgão que investiga ao menos dez casos em todo o Estado.

Uma modalidade criminosa conhecida como “golpe do amor” está na mira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgão que investiga ao menos dez casos em todo o Estado. A prática tem como alvo principalmente mulheres em busca de um relacionamento e usa perfis falsos na internet para extorquir as vítimas, que, em alguns casos, chegaram a perder até R$ 30 mil para os estelionatários. Coordenador das investigações, o Grupo de Atuação Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Gaeciber) aproveita o mês da Mulher, celebrado em março, para intensificar os alertas sobre esse tipo de golpe e dar dicas para que possíveis alvos não caiam em cilada.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Gaeciber, Mauro Ellovitch, os estelionatários que aplicam o golpe do amor usam fotos falsas para estampar perfis fake nas redes sociais e abordam mulheres que estão abertas a um relacionamento amoroso. Com uma conversa cativante, eles vão ganhando confiança da vítima até o ponto de pedir informações íntimas. “Por vezes, pedem fotos ou vídeos sem roupa, os chamados ‘nudes’. E depois que eles têm esse conteúdo sensível, eles começam a levar a conversa com as mulheres para outro mundo. Eles começam primeiro a pedir dinheiro com histórias mirabolantes: inventam uma doença ou um investimento conjunto, como a compra de uma casa ou de uma viagem para o casal”, explica o promotor.

Mesmo sem se encontrar com o suposto namorado, as vítimas são induzidas a acreditar que vivem uma relação amorosa e acabam transferindo valores para os criminosos. Por outro lado, se a mulher se nega a enviar dinheiro, o estelionatário parte para a nova fase do golpe e passa a extorqui-la. “Eles começam a ameaçar de divulgar informações íntimas, divulgar fotos de conteúdo sexual e passam a pedir dinheiro para não divulgar essas informações”, alerta Ellovitch.

O promotor ressalta que, na maioria dos casos, o prejuízo não se limita ao fator financeiro e tem impacto direto na autoestima da vítima. “A gente pode ver que elas se sentiram violadas, não tanto pelo dinheiro, mas por ter sua intimidade exposta e por ter sua intimidade utilizada contra elas. É uma exploração do sentimento da mulher, é uma exploração da intimidade”, comenta o chefe do Gaeciber, que incentiva vítimas do golpe a procurarem ajuda.

Não caia no “golpe do amor”

Devido às características do crime, que usa informações íntimas das vítimas para extorqui- -las, Mauro Ellovitch estima que haja uma enorme subnotificação de casos em Minas. Segundo o promotor, isso se dá pelo fato de que muitas mulheres têm “vergonha de se expor e contar que foram enganadas”.

O coordenador do Gaeciber ressalta que, quando se trata de ambiente virtual, todo cuidado realmente é pouco e explica como as mulheres devem agir ao buscar um relacionamento na internet. “A primeira dica que a gente dá é: não interaja com alguém que você não conhece e que não tem nenhum seguidor em comum com você. Desconfie de histórias mirabolantes, que parecem coisa de novela, um acidente bizarro, uma compra que não se concretiza porque a pessoa foi vítima de uma fatalidade”, orienta.

Outra dica importante, segundo o promotor, é evitar o compartilhamento de conteúdo íntimo. “Não é nenhum juízo moral. É um juízo realmente de cuidado criminal. Uma vez que a coisa cai na internet, ela não sai nunca mais”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

PM apreende 48 barras de cocaína em ônibus
PM apreende 48 barras de cocaína em ônibus
Trio preso por tráfico de drogas em Pirapora
Trio preso por tráfico de drogas em Pirapora
Cinco presos em operação deflagrada em Capitão Enéas
Cinco presos em operação de flagrada em Capitão Enéas
Homem sequestrado e colocado à força em carro
Homem sequestrado e colocado à força em carro
Trabalhador morre após ter pernas mutiladas por máquina
Trabalhador morre após ter pernas mutiladas por máquina
Aberta a temporada de caça aos votos
Aberta a temporada de caça aos votos
Polícia Civil realiza leilão de mais de 400 veículos
Polícia Civil realiza leilão de mais de 400 veículos
Idoso ciclista morre atropelado por caminhonete na MGC–122
Idoso ciclista morre atropelado por caminhonete na MGC–122
Drogas e dinheiro apreendidos com os suspeitos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil
Polícia investiga morte de criança encontrada em canal de irrigação
Assaltante confessa ter gastado dinheiro roubado
Preso condenado por divulgar intimidade sexual e ameaça a ex
Polícia Civil vai realizar coleta de exames de DNA de familiares
Jogador morre após passar mal durante partida de futebol
Polícia Militar intensifica ações de prevenção a violência doméstica
PC realiza leilão de veículos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias