Marcelo Guimarães expõe “Cores Vivas” no Museu

Estará aberta no Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Exposição “Cores Vivas”, do artista plástico e médico neurocirurgião Marcelo Magalhães.

Estará aberta no Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Exposição “Cores Vivas”, do artista plástico e médico neurocirurgião Marcelo Magalhães. A mostra tem entrada gratuita e fica aberta até o próximo dia 28. A exposição reúne 45 obras, divididas em 30 telas e o restante de fotografias e desenhos anatômicos. Marcelo Guimarães explica que a mostra oferece uma experiência única e envolvente, apresentando um conjunto de pinturas abstratas e figurativas, destacando a singularidade e a visão marcantes do artista.

O autor é pintor autodidata e desenvolveu suas habilidades artísticas recriando desenhos anatômicos durante o seu período de formação como neurocirurgião. As obras exploram várias linhas artísticas, criando um diálogo visual interessante. A paleta de cores vibrantes é o elemento central, envolvendo o espectador em uma explosão de tonalidades que transmitem emoções e provocam reflexões. Marcelo Guimarães usa a técnica de pintura de acrílico sobre tela.

A abstração presente nas pinturas permite uma interpretação subjetiva, incentivando o espectador a explorar a relação com as formas, cores e composições apresentadas. Ao mesmo tempo, em outras telas, elementos figurativos emergem na natureza morta, nas cenas da natureza, cenas urbanas, oferecendo pontos de ancoragem para aqueles que buscam conexões mais tangíveis com a realidade.

Conforme o artista, a exposição “Cores Vivas” não apenas celebra as diferentes linhas de trabalho do artista, mas também destaca a capacidade de provocar sentimentos e pensamentos através da combinação única de cores e formas. O autor define a mostra com uma “ode (composição poética) à expressão artística autêntica, proporcionando uma experiência estética rica e envolvente para todos os admiradores da arte contemporânea”.

OBRAS

Sobre o autor da exposição “Cores Vivas”

Marcelo Magalhães é uma figura que transcende as fronteiras da medicina e da arte. Nascido em Bambuí, Minas Gerais, Brasil, em uma cidade pequena do centro-oeste. Sua jornada multifacetada o levou a explorar as áreas da neurocirurgia, fotografia, música e pintura. Após concluir seus estudos de medicina na Universidade Estadual de Montes Claros, Magalhães decidiu seguir sua paixão pela neurocirurgia e após ter uma experiência com a produção de figuras anatômicas para o seu livro de neuroanatomia percebeu que havia nascido outra paixão aí.

Por volta de 2015 iniciou sua experiência com fotografia em que logrou com alguns livros de fotografia publicados. A fotografia veio algumas vezes, acompanhada por uma pegada meio histórica, pelo fato de alguns de seus livros apresentarem dados culturais do lugar. Na fotografia de Magalhães há linhas de trabalho distintas: algumas trabalham texturas, especialmente aquelas em preto e branco, outras, na simetria das formas geométricas e arquitetura.

A pintura veio recente, de forma autoditada, seguiu caminhos diferentes, abstrato e figurativismo. Na pintura abstrata, ele utiliza pinceladas ousadas e cores vibrantes para evocar emoções e sensações profundas. Liberdade e o sentimento interior são expressos na mistura de cores antagônicas e muitas vezes pelas linhas. Suas obras abstratas frequentemente se inspiram em sua experiência como neurocirurgião, explorando a complexidade da mente. A pintura abstrata expressa o interior do artista naquele momento.

Por outro lado, sua abordagem figurativa revela ambientes bucólicos e jardins. Na música, sua experiência se iniciou por volta dos 14 anos com o violão clássico. Recentemente, gravou o álbum Genesis, em que reúne 8 composições de violão erudito. Marcelo Magalhães personifica expressão artística provando que as fronteiras entre disciplinas podem ser fluidas quando a paixão e a arte se unem em harmonia.

SERVIÇO:

Exposição “Cores Vivas “, do artista Marcelo Magalhães

Quando: até 28 de fevereiro de 2024

Onde: Museu Regional do Norte de Minas – Rua Coronel Celestino, 75, Centro histórico de Montes Claros.

Entrada: gratuita

O que reúne: 45 obras, divididas em 30 telas e o restante de fotografias e desenhos anatômicos.

Marcelo Guimarães expõe “Cores Vivas” no Museu
OBRA de Marcelo Guimarães exposta no MRNM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Museu Regional recebe a exposição Tons da Mulher
Museu Regional recebe a exposição Tons da Mulher
Jornalista Heberth Halley lança livro Coisas do Esporte no dia 12
Jornalista Heberth Halley lança livro Coisas do Esporte no dia 12
Profissionais participam de feira na Itália
Profissionais participam de feira na Itália
MCom autoriza novos canais de TV para quatro cidades da região
MCom autoriza novos canais de TV para quatro cidades da região
PARTE da programação do Festival nas Trilhas do Velho Chico será no Museu Regional do NM
“Pelas Trilhas do Velho Chico” resgata cultura norte-mineira
Artistas fazem tributo a Amelina Chaves nesta terça
Artistas fazem tributo a Amelina Chaves nesta terça
Escritora e maratonista já lançou 30 Conciliar negócios e família desafia mulheres livros no Psiu Poético em Montes Claros
Escritora e maratonista já lançou 30 livros no Psiu Poético em Montes Claros
Região participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas no dia 14
Região participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas no dia 14
BNB propaga a música mineira e apoia a cadeia produtiva cultural
6º Beagá Psiu Poético homenageia Hélio Pellegrino
Semdecult participa de I Chá com Bordado
Filme “U omi qui casô cua mula” será apresentado nesta sexta
Inscrições para participar do evento na capital mineira seguem até o final do mês
Programa Minas para Sempre avança e contempla dez projetos
Drama “Faça a coisa certa” encerra as sessões do Cinema Comentado
Cinemaracas exibirá filme sobre negritude e o combate ao racismo
Estado consolida liderança nacional em energia solar
Jovem é agredido e amarrado dentro de casa durante assalto
Roubada carga de 20 toneladas enviada para prédio interditado
Motociclista bate em carro e é arremessado em avenida
Carro furtado em SP é apreendido na MGC-122