O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. Com uma logística complexa, que envolve cerca de meio milhão de pessoas, o Enem começa a ser preparado antes mesmo do fim da edição anterior. Mas, afinal, o que é feito ao longo de toda a preparação e concretização do exame para os participantes terem a oportunidade de realizar as provas?
O Inep preparou mais uma edição da Operação Enem — um infográfico detalhado com os principais dados logísticos do exame. No material, é possível entender cada etapa relacionada à aplicação: O processo inclui a elaboração das questões; a montagem da prova; a impressão, a distribuição e o armazenamento dos cadernos de questões; o ensalamento dos participantes; e a aplicação das provas.
O planejamento dos custos; as licitações; as contratações dos fornecedores de serviço; e a preparação do edital também fazem parte do processo. A logística reversa, a correção e a divulgação dos resultados são algumas das etapas finais de cada edição.
Em Montes Claros, 16.454 inscritos farão as provas do Enem.
Desse total, 13.676 são candidatos do público geral e 3.840 do ensino médio. Os testes vão ser divididos em duas etapas. No primeiro dia, os estudantes vão ter que responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e farão uma redação.
Já no segundo dia, vão ser 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília. No primeiro domingo, as provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Já no segundo domingo, os testes vão ter início também às 13h30 e terminam às 18h30.