Uma jiboia-constritora (Boa constrictor) foi encontrada, nessa quarta-feira (4/9), no quintal de uma casa, no Bairro Bom Jardim, em Januária, no Norte de Minas. Animal foi localizado pelo morador da residência. Segundo os Bombeiros, a cobra, com aproximadamente um metro e 20 centímetros de comprimento, estava em uma planta, a uma altura de cerca de dois metros. Para fazer o resgate, foram utilizadas técnicas adequadas para a captura de serpentes. Após o procedimento, o animal foi solto em seu habitat natural.
ESPÉCIE – A jiboia-constritora (Boa constrictor), ou simplesmente jiboia, é uma espécie de serpente grande e não peçonhenta que é frequentemente mantida e reproduzida em cativeiro. A jiboia é membro da família Boidae e encontrada em regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, assim como em algumas ilhas no Caribe. Nove subespécies são atualmente reconhecidas, embora algumas sejam controversas.
No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor e a Boa constrictor amarali. A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. Pode chegar a um tamanho adulto de até 4 metros, embora raramente atinja essa marca. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste e algumas vezes em regiões mais centrais do país. Pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros. É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.