Montes Claros sediou, nas últimas terça (23/9) e quarta-feira, a oitava reunião do Colégio Estadual de Inspetores (CEI). O encontro reuniu 52 inspetores da Região IV do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) para debater demandas locais, aprimorar a fiscalização e reforçar estratégias de valorização profissional. De acordo com o coordenador do CEI, engenheiro de controle e automação e segurança do trabalho João Vitor da Silva, a realização dessas reuniões no interior contribui para a presença mais efetiva do Conselho no estado.
“É um momento fundamental para capacitar inspetores e repassar informações que eles levarão para suas cidades. Assim, conseguimos apoiar os profissionais de forma mais próxima e eficiente, tornando o Sistema mais forte”, afirmou.
Inspetor-chefe de Montes Claros, engenheiro agrônomo Rafael Alexandre Sá, também ressaltou a relevância da iniciativa. “É uma oportunidade de trazer as necessidades regionais para dentro do Conselho. Essa troca garante que as realidades locais sejam ouvidas e consideradas”, disse.
INTEGRAÇÃO
A programação incluiu palestras técnicas, treinamentos e a apresentação de projetos estratégicos, como o Programa Mulher e o Crea-Jr. O objetivo foi oferecer ferramentas que auxiliem os inspetores a ampliar a presença do Conselho em suas cidades.
A inspetora-chefe de Unaí, no Noroeste de Minas, engenheira civil Sharrine Marra, ressaltou a troca de experiências proporcionada pelo encontro. “Participar é enriquecedor. Ampliamos nossa rede de contatos e levamos mais conhecimento para o interior, onde a atuação do Crea-MG é essencial”, afirmou Sharrine Marra.
Já a inspetora municipal de Cabeceira Grande, no Noroeste de Minas, engenheira civil Kellen Oliveira, avaliou a aproximação entre Conselho e municípios como um dos pontos centrais. “Essas reuniões permitem entender melhor a estrutura do Conselho e fortalecem nossa atuação junto aos profissionais locais”, disse Kellen.