[views count="1" print="0"]

IFNMG terá curso em Educação Escolar Quilombola pelo Parfor

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) foi contemplado com a aprovação da proposta para implementar a Licenciatura em Educação Escolar Quilombola pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) foi contemplado com a aprovação da proposta para implementar a Licenciatura em Educação Escolar Quilombola pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O resultado foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no último dia 15. Serão 60 vagas, a serem ofertadas nos polos de Januária e Janaúba.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a prática docente na educação básica por meio de oferta de licenciaturas específicas, sobretudo nas escolas e comunidades que possuem educação escolar indígena, quilombola, do campo e educação inclusiva e bilíngüe. A proposta aprovada foi construída de modo dialógico pelo IFNMG, por meio de comissão que teve representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Central e da Pró-Reitoria de Ensino, com a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’ Golo).

O professor Johnisson Xavier Silva, integrante da comissão que concebeu a proposta do curso, lembra que as regiões Norte de Minas Gerais e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que estão na área de abrangência do IFNMG, possuem uma das maiores incidências de populações quilombolas do Brasil.

Apesar disso, segundo ele, a educação territorializada, diferenciada e intercultural que se paute no respeito à especificidade dos saberes e tecnologias, processos de territorialização, práticas culturais e lutas nas comunidades remanescentes de quilombo, como é estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola (2012), é ainda uma prática distante dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas quilombolas.

Sendo assim, “o IFNMG se alia à luta das comunidades quilombolas para construir uma educação mais diversa e justa, que está atenta às necessidades e especificidades das populações quilombolas”, enfatiza o professor.

O CURSO – A próxima etapa para implantação do curso é o processo de seleção de alunos, ainda sem data marcada para acontecer. De acordo com o cronograma do edital do Parfor Equidade, o prazo para início é até 31 de agosto deste ano. O curso será ofertado na modalidade presencial, com duração de quatro ano. Poderão se matricular professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, e o público de demanda social (cota). Os estudantes matriculados no curso farão jus à bolsa de estudos, no valor de R$ 700 reais.

Além dos professores do IFNMG, mestres tradicionais de saberes reconhecidos por organização quilombola, no âmbito de sua comunidade, poderão atuar como formadores convidados, ministrando atividades e disciplinas específicas. Em breve, o IFNMG divulgará mais informações sobre a seleção de alunos e matrículas no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.

IFNMG terá curso em Educação Escolar Quilombola pelo Parfor
O NOVO curso do IFNMG será ministrado também no polo de Janaúba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Fraude em Câmaras de 12 cidades 
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio 
Araxá e Codemge fazem acordo 
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business 
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública