O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), abriu na quarta-feira (18) as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, que vai premiar 20 práticas/ações de educação museal, realizadas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos. O objetivo do edital é reconhecer e valorizar as boas práticas de educação museal desenvolvidas no Brasil, conforme os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).
Serão premiados projetos que promovam a educação museal como um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade. O valor total da premiação é de R$ 800 mil, sendo R$ 40 mil reais para cada projeto selecionado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro de 2023.
SOBRE A PNEM – A PNEM é um documento que orienta as ações de educação museal no Brasil. Ela foi instituída pela Portaria Ibram nº 605, de 10 de agosto de 2021. A política tem como objetivo promover a educação museal como um processo de formação e transformação social, que contribua para o desenvolvimento da cidadania, da cultura e da ciência.