O Hospital Aroldo Tourinho promoveu nessa quarta-feira (18/10), uma capacitação sobre cuidados paliativos. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço e melhorar o atendimento à população, o evento reuniu profissionais médicos e equipe de enfermagem da instituição.
Os cuidados paliativos são uma abordagem médica que visa proporcionar conforto e qualidade de vida a pessoas com doenças graves ou terminais. Eles se concentram no alívio da dor, controle dos sintomas, suporte emocional e social, buscando melhorar a vida do paciente e de seus familiares durante o processo de enfrentamento da doença.
Há quatro anos, o HAT implementou em seu atendimento os cuidados paliativos para os pacientes que necessitam dessa abordagem. Desde então, a instituição realiza capacitações constantes para a sua equipe sobre o tema.
A coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Aroldo Tourinho, enfermeira Sheila Pereira Soares, destaca a importância desses esforços contínuos. “Logo quando iniciamos o projeto para atendimento em cuidados paliativos, montamos uma equipe multidisciplinar, e essa equipe é constantemente treinada para oferecer o melhor tratamento, priorizando o bem-estar do cliente e o acolhimento de sua família, num momento que costuma ser de fragilidade tanto física, quanto emocional. Aproveitamos este momento importante para aperfeiçoarmos os procedimentos e avançarmos em novos conhecimentos”, afirma.
No encontro, foram realizadas duas palestras: “Não Há Tempo a Perder”, ministrada pela psicóloga paliativista Ana Barcelos, e “Extubação Paliativa”, pelo fisioterapeuta paliativista Daniel Antunes Alveno, que ressaltou: “os cuidados paliativos não significam a abdicação de tratamentos curativos, mas sim uma abordagem complementar que visa a manutenção da dignidade e o alívio do sofrimento”. Durante as palestras, também foram abordados tópicos como planejamento antecipado de cuidados, a importância da equipe multidisciplinar e o suporte emocional, que desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A diretora assistencial, enfermeira Soneide Dias Batista, afirma “que a abordagem dos cuidados paliativos no Hospital Aroldo Tourinho tem se destacado como um modelo a ser seguido, priorizando o cuidado ao paciente e aos seus familiares, refletindo o compromisso da instituição em oferecer alternativas de tratamento conforme as necessidades de cada indivíduo”.
Além disso, ela enfatizou a necessidade de uma comunicação aberta entre médicos, paciente e familiar, permitindo que todos compreendam as opções de tratamento disponíveis, os benefícios e os riscos associados a cada decisão.
“O Hospital Aroldo Tourinho está comprometido em fornecer não apenas tratamentos médicos de qualidade, mas também suporte emocional e social para os pacientes e suas famílias. Parabenizamos toda a nossa equipe pela promoção dos cuidados paliativos”, conclui a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.