A equipe de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Dilson Godinho (HDG), em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS,) realizaram nessa terça e quarta-feira (14 e 15/5), a campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe).
Até o meio-dia desta quarta-feira, já haviam sido aplicadas mais de 200 doses em colaboradores da Instituição. “A vacinação aconteceu graças à articulação dos setores de SCIH e SESMT junto à SMS para assistir aos nossos colaboradores. Historicamente dentro do programa de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura vacinal é fundamental para todos os públicos, e não é diferente para as pessoas que trabalham na assistência hospitalar”, destacou Helder Leone Alves de Carvalho, diretor-presidente do HDG.
Além da vacinação contra a gripe, os colaboradores puderam aproveitar a equipe da SMS para atualizar a carteirinha de vacinação. Foram aplicadas doses contra Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) – SCR, hepatite, hepatite B, Vacina Adsorvida Difteria e Tétano Adulto (dT) e Vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (dTpa).
A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem tomou o imunizante em 2023, ou nos anos anteriores, também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vice-coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Samylla Sâmmyla Myllene Durães Leite explica que a imunização é parte essencial dos programas ocupacionais de controle de infecção no setor de saúde, pois assegura a redução dos riscos de doenças imunopreveníveis e do número de indivíduos e profissionais suscetíveis, diminuindo o risco de transmissão de doenças entre este grupo e a coletividade.
“É de suma importância que todos os colaboradores tenham o cartão vacinal completo, visto que vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz, drasticamente, o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ressaltou.