Cidade participa da 22ª Semana Nacional dos Museus até amanhã

Com o tema Museus, Educação e Pesquisa, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus "está bombando", disse a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro à Agência Brasil.

Com o tema Museus, Educação e Pesquisa, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus “está bombando”, disse a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro à Agência Brasil. O evento conta com a participação de 1.088 museus e instituições culturais e educativas de todo o País, em atividades diversas. Do Norte de Minas, participam do evento o Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros, e o Museu Memorial do Pão de Queijo Geraldo Farias e Dálias Farias, no Centro, onde ocorreram as atividades nessa quarta-feira (15/5).

“A diversidade é imensa: tem seminários, ações educativas, exposições, ações culturais vividas pelas comunidades, pelos bairros, mas explorando sempre essa temática”. Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, que será comemorado mais uma vez neste sábado (18/5). O tema da 22ª edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus, organização não governamental internacional que tem um comitê brasileiro.

“O objetivo deste ano da Semana é divulgar esse tema para estimular que as instituições musicais, culturais e pontos de memória façam as suas atividades”, disse Fernanda. No total, estão previstas 3.553 atividades em todo o Brasil para “promover a integração, divulgação e difusão dos acervos, da programação dos museus para que, de maneira coordenada, a população tome conhecimento dessa programação variada”, conta Fernanda.

A programação inclui atividades presenciais e online e é dividida por regiões. Ela pode ser acessada no site do Ibram. “Nessa programação, a gente tem informação se [o evento] é gratuito, se não é, qual é o perfil etário”. Dentre as atividades previstas há exposições, visitas guiadas, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.

Em um recorte regional, o Centro-Oeste conta com a participação de 63 museus, a Região Nordeste com 263, o Norte conta com 68 equipamentos culturais, a Região Sudeste tem 460 museus e, no Sul do país, 234 museus. Fernanda Castro salientou que, com as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, os eventos da Semana Nacional de Museus serão adiados para quando a situação se normalizar no estado: “aí, a gente vai fazer um novo período de divulgação para participação dos museus nas atividades”.

Para a presidente do Ibram, uma das características da semana comemorativa, em todos os anos, é a diversidade da programação. “A gente tem cinema, teatro, várias atividades educativas. Este ano, em que o tema é educação, a gente tem um peso enorme de atividades educativas e o público infantil está sempre presente. Especialmente o trabalho com a primeira infância e a juventude tem sido muito valorizado nos últimos anos. Além dos profissionais dos museus que participam dos diversos eventos, há convidados das universidades e das comunidades”.

CAMPANHA

Fernanda aproveitou o evento para reforçar a campanha de ajuda ao Rio Grande do Sul, pedindo doações ao público, especialmente de material de higiene, máscaras, água, lençóis, cobertores e agasalhos, que serão transportados pelo Correios e Força Aérea Brasileira (FAB) para distribuição no Estado.

Cinco museus estão recebendo as doações diretamente. São eles: o Museu da Abolição, no Recife (PE); o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); e os museus Histórico Nacional e da República, na cidade do Rio de Janeiro. “Além de participar da programação da Semana, as pessoas podem ser solidárias e ajudar o Rio Grande do Sul”, disse Fernanda. (Alana Gandra)

PROGRAMAÇÃO NO NORTE DE MINAS

MONTES CLAROS

MUSEU REGIONAL DO NORTE DE MINAS – Rua Coronel Celestino, 75 – Centro – museu.regionalnm@gmail.com – Tel: (38) 3229-8090

Até 17/5/2024 – 8h às 18h

EXPOSIÇÃO – Exposições abertas para visitação.

15/5/2024 – 19h

SHOW MUSICAL – Concerto Afrolírico apresentação do Grupo – Lirais-CEM, Orquestra Experimental da UNIMONTES, Participação: Grupo Lírico Bezzi – CELF.

NESTA QUARTA-FEIRA – 16/ 5/2024 – 19h

PALESTRA – Museus como Espaços Formativos: Relato de experiência do projeto “Educação para e pelo Museu”. – Professora Cláudia Dias, professor Georgino Jorge de Souza Neto e graduanda Karine Almeida.

17/5/2024 – 19h às 20h

APRESENTAÇÃO – Repertório de músicas eruditas com o artista Marcelo Magalhães, apresentando seu álbum “Gênesis”.

17/5/2024 – 20h

PALESTRA – Palestra O Lugar do Museu no campo da pesquisa – Professor Marcelo Brito.

Cidade participa da 22ª Semana Nacional dos Museus até amanhã
O MUSEU REGIONAL de Montes Claros participa da Semana Nacional até amanhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Projeto Raízes Mineiras celebra a cultura e a história de Grão Mogol
Projeto Raízes Mineiras celebra a cultura e a história de Grão Mogol
Cidade participa da 22ª Semana Nacional dos Museus até amanhã
Cidade participa da 22ª Semana Nacional dos Museus até amanhã
Cultura norte-mineira perde Téo Azevedo, que deixa um grande legado
Cultura norte-mineira perde Téo Azevedo, que deixa um grande legado
Murucututu promove mudanças na rotina das crianças nesta semana
Murucututu promove mudanças na rotina das crianças nesta semana
Escritora participa do FLAN e publica poemas
Escritora participa do FLAN e publica poemas
Norte-mineiro Téo Azevedo, um artista multifacetado
Norte-mineiro Téo Azevedo, um artista multifacetado
Professora municipal recebe 1º Troféu Wanderlino Arruda
Professora municipal recebe 1º Troféu Wanderlino Arruda
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Artistas homenageiam Téo Azevedo neste sábado em Montes Claros
Câmara homenageou a Associação dos Catopês
Estado tomba Centro Histórico de Januária
Cidade realiza 1° Fórum para Pontos de Cultura
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste