Corregedoria-Geral de Justiça realiza 2ª Semana Nacional do Registro Civil

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Núcleo de Voluntariado do TJMG realizam, em parceria com 12 instituições, a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! até nesta sexta-feira (17)

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Núcleo de Voluntariado do TJMG realizam, em parceria com 12 instituições, a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! até nesta sexta-feira (17). A edição deste ano é destinada a pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional.

As ações serão realizadas na Unidade de Atendimento Integrado (Uai) Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte; na Terra Indígena Xacriabá, em São João das Missões, que pertence à Comarca de Manga; nas unidades do Sistema Socioeducativo; e no presídio São Joaquim de Bicas II e na penitenciária José Maria Alkimin, ambos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024-2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, abriu a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Uai Praça Sete, no dia 13 de maio, às 8h. A ação será realizada em todo os Estados e no Distrito Federal.

Na Uai Praça Sete serão oferecidos gratuitamente à população em situação de rua os serviços de emissão de certidão de nascimento, de casamento e de carteira de identidade, no novo modelo nacional; serviços relativos ao CPF; consulta sobre a situação eleitoral; atendimento do INSS para a orientação sobre benefícios previdenciários; atendimento sobre o CadÚnico; atendimento jurídico; e divulgação dos serviços prestados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Na comunidade Xacriabá, nas unidades socioeducativas e nas unidades prisionais serão oferecidos os serviços de emissão de certidão de nascimento, casamento e carteira de identidade, também de forma gratuita.

RESERVA

Para expedição das certidões de nascimento e de casamento e da nova carteira de identidade para o Povo Xakriabá, em São João das Missões, uma equipe do Recivil está realizando o cadastramento prévio nas comunidades indígenas. Durante a Semana Nacional, as pessoas beneficiadas pelo evento se concentrarão na comunidade Brejo Mata Fome, onde uma estrutura de atendimento proporcionará os meios necessários para a coleta dos dados e a emissão dos documentos. O trabalho contará também com o apoio dos órgãos públicos locais.

Nas unidades do Sistema Socioeducativo, o cadastro prévio será realizado pela Suase e, no presídio São Joaquim de Bicas II e na penitenciária José Maria Alkimin, pela Sejusp, para a emissão de documentos durante a Semana Nacional.

A Semana Nacional do Registro Civil foi criada pela Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento nº 140/2023, e tem como objetivo enfrentar o sub-registro civil, bem como ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em estado de vulnerabilidade. Em 2023, na primeira edição do evento, foram realizados mais de mil atendimentos, expedidas 450 certidões de nascimento ou casamento e 426 Carteiras de Identidade Nacional (CINs).

A organização da 2ª Semana Nacional do Registro Civil foi coordenada pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, Luís Fernando de Oliveira Benfatti, Simone Saraiva de Abreu Abras e Wagner Sana Duarte Morais, que exercem a superintendência adjunta dos serviços notariais e de registro de Minas Gerais. Os magistrados realizaram diversas reuniões para articular todos os aspectos necessários à realização da ação com as entidades parceiras.

Participam desta edição: a 3ª Vice-Presidência do TJMG; o Núcleo do Voluntariado do TJMG; o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6); o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); a Receita Federal do Brasil; o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese); a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag); a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase); o Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais (Recivil); a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH); a Fundação Nacional do Índio (Funai); e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

Corregedoria-Geral de Justiça realiza 2ª Semana Nacional do Registro Civil
O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024-2026, desembargador Corrêa Junior, fez a abertura do evento no UAI Praça Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Congresso da AMM reúne prefeitos
Congresso da AMM reúne prefeitos
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Dirigentes se reúnem para votar porte de arma para advogados
Ocorrências de queimadas mais que dobraram em um mês em MG
Posto do Sine disponibiliza 92 vagas de empregos na cidade
CBM anuncia concurso com 329 vagas em Minas
Comunidades recebem Programa Água Doce
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Adolescente chama bombeiros ao ver cobra em refrigerador
Sudene quer criar Rede para fomentar inovação na região
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste