[views count="1" print="0"]

HDG chama atenção para a importância da doação de órgãos

Blitz educativa foi realizada entre os colaboradores do hospital como parte do Setembro Verde

No Setembro Verde, mês dedicado a conscientização da doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Dilson Godinho (HDG) realizou na manhã dessa quarta-feira, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, blitz educativa entre os colaboradores, chamando a atenção para a importância da doação de órgãos e o fato da família estar ciente da vontade do doador.

Instituído pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, segundo o Ministério da Saúde (MS) tem como objetivo promover a conscientização da sociedade e a campanha pretende, ao mesmo tempo, estimular as pessoas para que conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. No âmbito do HDG, a Blitz educativa do CIHDOTT aconteceu no salão da copa, CTI, Pronto-Socorro e Pronto Atendimento, com decoração temática e distribuição panfletos e folders com informações sobre doação de órgãos e tecidos, além de brindes.

A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. “A Campanha Setembro Verde, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e minimizar os mitos que envolvem o tema”, disse Elaine Amorim, um dos membros da CIHDOTT, que também conta com Caroline Tatianne Rodrigues, Rosilene Pereira e Lêda Rocha.

Amanda Pereira Queiroz, do setor de patrimônio do HDG estava presente na Copa no momento da ação do CIHDOTT. Ela ressaltou que é doadora de órgãos e que já comunicou seus familiares. “Lá em casa todos já sabem desse meu desejo. Se eu puder ajudar a salvar uma vida, eu farei. Ser doador de órgãos é se doar ao próximo da maneira mais sublime na expressão amor. É uma doação para ajudar a salvar outra vida, de alguém que geralmente você não conhece. Esse é o verdadeiro significado da doação”, explicou.

TRANSPLANTE NO BRASIL – De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos procedimentos realizados no País. Ainda de acordo com o MS, em números absolutos, “somos o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA)”.

O transplante de órgãos no Brasil sofreu queda acentuada nos três anos de pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e maio de 2023, e ainda não voltou ao patamar anterior, conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Atualmente, mais de 50 mil pessoas no país estão na Lista Única Nacional aguardando por um transplante para sobreviver e ter mais qualidade de vida.

No primeiro trimestre de 2023, o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) notificou um aumento de 6% na taxa de doadores efetivos, com 17,5 por milhão de população. A meta para o ano é de aumento de 10%. Entre janeiro e março de 2023, a doação de órgãos totalizou 2.023, entre coração, fígado, intestino, multivisceral, pâncreas, pulmão e rim. No mesmo período houve 3.673 doações de tecidos e 1.026 de medula óssea.

Na doação de órgãos de pessoas falecidas são obtidos rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestino e tecidos como córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos.

Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. O gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas podem ser salvas.

HDG chama atenção para a importância da doação de órgãos
O HDG realizou blitz educativa entre os colaboradores, chamando a atenção para a importância da doação de órgãos e o fato da família estar ciente da vontade do doador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Projeto defende mais apoio às famílias
Projeto defende mais apoio às famílias
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Casos de dengue aumentam 96,52%
Casos de dengue aumentam 96,52%
Escolas realizam ações de combate à dengue
Escolas realizam ações de combate à dengue
Dados do CCZ apontam que foram capturados 27 morcegos portadores do vírus da raiva
Assembleia espera sensibilizar a população sobre Doenças Raras
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares