Governo autoriza concurso na Unimontes

O Governo do Estado de Minas Gerais autorizou à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizar novo concurso para professor de nível superior, visando o preenchimento de 321 vagas nas diversas áreas do conhecimento na instituição.

O Governo do Estado de Minas Gerais autorizou à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizar novo concurso para professor de nível superior, visando o preenchimento de 321 vagas nas diversas áreas do conhecimento na instituição.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, ao receber o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, em audiência, quinta-feira, 14, na cidade administrativa, em Belo Horizonte. A realização do concurso público para professor da Unimontes foi autorizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), em atendimento à demanda apresentada pela universidade.

Na oportunidade, o reitor agradeceu ao governador Romeu Zema, ao vice-governador Mateus Simões; aos secretários de estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto; de Educação, Igor Alvarenga; de Governo, Gustavo Valadares, assim como ao secretário-geral, Marcel Beghini; e, ainda, às lideranças políticas regionais pelo atendimento ao pleito apresentado pela gestão superior da Universidade.

O último concurso para professor de nível superior da Unimontes foi autorizado em 2014 e homologado em 2015, sendo que o processo seletivo foi concluído em 2019, com o preenchimento de 468 vagas.

“A autorização para a realização de novo concurso para o preenchimento de 321 vagas para professor de nível superior na Unimontes é um feito histórico para a nossa universidade, beneficiando enormemente a comunidade acadêmica e a população da área de abrangência da instituição. Com a realização do novo concurso público, poderemos atender as demandas de todos dos nossos departamentos e cursos e melhorar, de forma significativa, as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, assegura o professor Wagner de Paulo Santiago.

O reitor ressalta que, a partir de agora, serão adotadas as medidas para elaboração dos editais do concurso público para professor. As providências nesse sentido serão tomadas pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e pela Comissão Especial Permanente responsável pelas atividades relativas aos concursos públicos para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior na instituição, com ampla participação da comunidade acadêmica, por meio dos departamentos.

“Não mediremos esforços para a realização de um concurso transparente e íntegro em que os participantes disputem em igualdade de condições e que possamos selecionar os melhores, sem nenhum tipo de favorecimento”, enfatizou o reitor Wagner Santiago.

Criada por meio de portaria assinada pelo reitor, a comissão especial de concurso público para professor de educação superior, presidida pelo vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, é constituída por representantes da gestão superior da universidade, contando também com a representação da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes).

O vice-reitor e presidente da comissão, professor Dalton Caldeira Rocha, explica que serão constituídos grupos de trabalho que vão definir a elaboração dos editais, as regras do concurso público para professor de nível superior e os prazos de inscrições, provas, resultado e outras questões. Segundo ele, a perspectiva é que os editais do concurso público para professor sejam divulgados neste primeiro semestre de 2024, seguindo as demandas dos departamentos da universidade.

Ele também ressalta que o concurso público vai beneficiar os docentes e toda comunidade acadêmica e a população em geral. “O concurso público visa a garantia de direitos ao professor, possibilitando a tranquilidade para que ele possa ministrar as aulas de maneira mais confortável. Também vai permitir que o professor possa investir na melhoria de sua carreira acadêmica, por meio de cursos de mestrado e doutorado e do desenvolvimento de pesquisas. Tudo isso é revertido em benefício dos alunos e da sociedade em geral”, avalia o vice-reitor e presidente da comissão especial de concurso de professor da Unimontes.

Governo do estado autorizou concurso na Unimontes para a contratação de 321 novos professores para a instituição
Governo do estado autorizou concurso na Unimontes para a contratação de 321 novos professores para a instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Minas promove educação inclusiva nas 47 regionais de ensino
Minas promove educação inclusiva nas 47 regionais de ensino
IFNMG-Campus Salinas atua como primeiro Centro Colaborador
IFNMG-Campus Salinas atua como primeiro Centro Colaborador
Mostra Sua UFMG Montes Claros terá mais de 2,6 mil participantes
Mostra Sua UFMG Montes Claros terá mais de 2,6 mil participantes
O bom desempenho da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Índice Geral de Cursos (IGC), medido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi enaltecido pelo governador Romeu Zema, do Novo. A qualidade do ensino teve a qualidade do ensino reconhecida com o recebimento do conceito 4 no IGC, que varia de 1 a 5. Em mensagem de vídeo, o governador destaca que o resultado da avaliação realizada pelo MEC, relativa a 2022, é uma demonstração da qualidade do ensino na Unimontes. “Eu fico muito feliz com esse resultado”, afirmou o governador. “Isso só reforça a qualidade de ensino que a Unimontes oferece e que foi considerada de excelência, nível que é alcançado por pouco mais do que 27% das instituições de ensino superior do Brasil”, declarou o governador. Esse reconhecimento, com toda certeza, é resultado do empenho da Unimontes na aplicação de metodologias inovadoras na qualificação continuada do corpo docente e também na ampliação das políticas de assistência estudantil e dos projetos de pesquisa. Por todo esse trabalho e por essa grande conquista, ficam aqui os meus parabéns a todos que compõem a Unimontes. Os alunos, professores e servidores”, afirmou o governador. A boa avaliação da Universidade no IGC/2022 também foi enaltecida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele lembrou que o percentual de 27,7% das instituições de ensino superior brasileiras obteve as notas 4 e 5 na avaliação promovida pelo MEC. “Com o conceito alcançado, a Unimontes ficou entre as melhores universidades do país, em um nível de excelência. Isso é um mérito dos nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os quais cumprimentamos por esse feito extraordinário”, observou o reitor. Ao comentar sobre a importância do desempenho da Unimontes na avaliação do MEC, o reitor Wagner de Paulo Santiago também ressaltou o apoio do Governo do Estado que também contribui para o resultado no IGC. “Na oportunidade, agradecemos o empenho de todo a equipe do Governo do Estado, nas pessoas do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, que não tem medidos esforços para atender as demandas da nossa universidade”, afirmou. Por sua vez, a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco, salienta que a boa posição da instituição no sistema avaliativo do MEC é uma conquista coletiva, envolvendo toda a comunidade acadêmica, e serve como referência para a universidade aprimorar suas ações. “Trata-se de um reconhecimento à instituição, fortalecendo o seu compromisso de seguir as diretrizes de educação no país segundo o INEP/ MEC, buscando melhorias para ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirma a educadora.
Governador destaca desempenho da Unimontes
IFNMG inicia em Salinas a operação do Centro Colaborador de análises laboratoriais
IFNMG inicia em Salinas a operação do Centro Colaborador de análises laboratoriais
IFNMG abre as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica
IFNMG abre as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica
Proerd promove campanha de combate ao bullying no ambiente escolar
Proerd promove campanha de combate ao bullying no ambiente escolar
Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros será no dia 13
Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros será no dia 13
Unimontes empossa 52 servidores classificados no concurso público
Abertas inscrições para pré-vestibular municipal
Governo publica último lote de nomeações de excedentes
Servidores federais de educação paralisam suas atividades em 360 unidades de ensino
Unimontes recebe nota 4 em avaliação do Inep
IFNMG-Campus Januária abre inscrições
O promotor de justiça Paulo Cesar Dias, o juiz da Comarca, Marcos Antônio Ferreira, e a servidora do Cejusc Rosane Rabelo
Parfor Equidade vai abrir 100 vagas pelo IFNMG e Unimontes
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
Reforço na fiscalização ambiental em Minas
Dupla detida suspeita de tráfico de drogas
Homem condenado a 14anos de prisão por homicídio
Pássaros da fauna silvestre apreendidos