Cenas do cotidiano rural deram vida à sede da Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Santa Cruz, zona rural de Montes Claros, nesta semana. Foi finalizada uma obra temática produzida pelo artista Gemma Fonseca, como contrapartida social prevista para a oficina “Arte no Campo”. O projeto foi contemplado pelo Edital Nº 016/2023 – Demais Áreas Culturais, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura.
O painel, composto por três cenas que fazem parte do dia a dia da comunidade e estão fortemente relacionadas com o estilo do artista, foi pintado com a ajuda de um dos alunos do curso, Nereu Júnior. “Foi uma honra aprender com um artista como o professor Gemma. Estar no painel foi especial. Mesmo dando aquele frio na barriga por ser algo novo, valeu a pena sair da rotina e mergulhar em outra forma de criação. Aprender sempre me move, ainda mais quando envolve arte, que é algo que realmente me acompanha”, reflete Nereu.
Para ele, o resultado ficou forte. “Trabalhar ao lado do professor Gemma foi uma experiência que levei como aprendizado e inspiração. Ele ensina no gesto, no jeito de conduzir o trabalho. Se eu conseguir chegar a uma fração do que ele representa, já estarei satisfeito. O painel ficou marcante e, para mim, ainda mais. Vale a pena ver de perto”, garante.
Com quase seis metros de comprimento e dois de altura, o painel trouxe cor e alegria para o espaço, onde acontecem reuniões, cursos e eventos da comunidade. O presidente da Associação, Valter Soares, avalia que o projeto proporcionou oportunidade ímpar de aprendizado a jovens da Comunidade. “Esses jovens podem sonhar e ter um futuro profissional promissor, sem a necessidade de sair dos seus lares e distanciar-se das suas famílias e origens”, diz.
Ele considera a arte produzida uma “homenagem ao passado, presente e futuro do homem do campo, em especial, aos associados da nossa Associação, que poderão ver e rever por muito tempo essa linda obra, além poder rememorar momentos importantes de suas vidas através dela”, reflete. O prédio onde foi pintado o painel existe a quase 40 anos, mesmo período de existência da associação de moradores, e recebe reuniões ordinárias uma vez por mês.
O objetivo do projeto “Arte no Campo” foi levar a criação artística às zonas rurais, desenvolvendo a criatividade desses participantes e podendo revelar novos talentos.
Ao todo, foram oferecidas 15 vagas, respeitando a reserva de vagas para pessoas negras, surdos, LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas e outros grupos vulnerabilizados.
SOBRE GEMMA – Autodidata, Gerônimo Martins Fonseca é natural de Mirabela, e desde criança se interessou por desenho e pintura. Fez alguns cursos de desenho por correspondência, ingressou na carreira militar em 1974 e, pouco tempo depois, em 1979, deixou a profissão para se tornar cartazista de uma rede de supermercados em Belo Horizonte.
A partir da década de 1980, Gemma se dedicou à arte plástica e retornou a Montes Claros, onde realizou sua primeira exposição. Em 2008, participou de uma exposição em Roma, na Itália, com 24 quadros. Neste ano, duas obras, “O Pilão” e “As Lavadeiras” foram indicadas para a 2ª fase do vestibular seriado da Unimontes, o Paes.