[views count="1" print="0"]

Galo disputará a final da Libertadores pela 2ª vez

O centroavante Deyverson do Atlético e o goleiro Armani do River Plate

O Galo é finalista da Copa Conmebol Libertadores. A façanha foi obtida após eliminar o River Plate em dois confrontos de semifinal. Primeiro, uma grande vitória de 3 a 0 na Arena MRV. Na noite dessa terça-feira (29/10), a classificação foi selada com empate de 0 a 0 em Buenos Aires, no estádio Monumental de Núñez, justamente o local da partida única da final, marcada para 30 de novembro.

O técnico Gabriel Milito e os jogadores alcançam um feito inédito em 116 anos de fundação do Clube Atlético Mineiro. Pela primeira vez na história, o Galo irá disputar as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores na mesma temporada. No mata-mata nacional, os duelos com o Flamengo serão nos dois próximos domingos (3 e 10 de novembro).

O Atlético foi campeão da Copa Libertadores em 2013, ao vencer o Olimpia-PAR nos pênaltis, no Mineirão. Agora, terá a chance de, pela segunda vez, alcançar a #GlóriaEterna. É a busca pelo bicampeonato da competição continental, que dará direito, também, a disputar a Recopa Sul-Americana, o Mundial de Clubes de 2024 (Copa Intercontinental) e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Para chegar à grande final da Libertadores, o Atlético foi o líder da sua chave na fase de grupos, com 15 pontos (5 vitórias e 1 derrota) contra Peñarol, Rosario Central e Caracas. No mata-mata, eliminou San Lorenzo (2×1), Fluminense (2×1) e, agora, o River Plate na semifinal.

GALO NA COPA LIBERTADORES – O Atlético tem 14 edições de Libertadores disputadas. A estreia aconteceu em 1972, na condição de campeão brasileiro. Foi eliminado na fase de grupos que era formado por Cerro Porteño, Olimpia e São Paulo. Naquela época, só os dois melhores times das ligas nacionais se classificavam.

Em 1978, sem Reinaldo (entregue para a preparação da Copa do Mundo), o Galo voltava à competição como vice-campeão nacional. Foi muito bem, com vitórias diante de São Paulo, Palestino e Unión Española (ambos do Chile). Na fase seguinte, triangular semifinal, acabou eliminado com uma vitória e três derrotas contra Boca Juniors (que seria bicampeão) e River Plate.

Em 1981, novamente vice do Brasileirão, o Atlético foi vítima de uma das atuações mais desastrosas de arbitragem. No jogo de desempate contra o Flamengo (fase de grupos), o time alvinegro teve cinco jogadores expulsos no Serra Dourada, com a partida sendo encerrada por W.O.

Em 2000, vice-campeão nacional, o Atlético se classificou para o mata-mata. Eliminou o Athletico-PR nas oitavas de final, mas foi superado pelo Corinthians nas quartas de final. Ficaria 12 anos sem disputar o torneio, até que veio a consagração em 2013, em uma campanha gloriosa recheada de milagres e remontadas.

Entre o título de 11 anos atrás e essa nova presença na final da Libertadores, o Atlético disputou as edições de 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. O mais perto que ficou de repetir a dose foi no mágico ano de 2021, quando alcançou as semifinais, eliminado pelo Palmeiras sendo superior nos dois jogos.

O centroavante Deyverson do Atlético e o goleiro Armani do River Plate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

O CRUZEIRO tentará se recuperar do baque da perda do título da Sula
Contra o Grêmio, Cruzeiro tenta se manter no G7
JUNINHO e Moisés foram homenageados antes do último jogo pelo clube
América começa reforma e anuncia saída de 9 atletas
FERNANDO Diniz segue prestigiado com a diretoria do Cruzeiro
Diniz segue com respaldo no Cruzeiro
ATACANTE Allan Kardec deverá ter mais uma oportunidade hoje
Desfigurado, Atlético tenta vencer o Juventude
Atlético encara jogo contra Botafogo como final
Atlético encara jogo contra Botafogo como final
Brasileirão será antecipado e os estaduais serão reduzidos
Brasileirão será antecipado e os estaduais serão reduzidos
Brasil mira vice-liderança na Venezuela
Brasil mira vice-liderança na Venezuela
Carlão Futsal é oficialmente registrado como associação
Carlão Futsal é oficialmente registrado como associação
Brasil busca vitória e 2º lugar contra o Uruguai
Atlético tenta vencer o Flamengo de olho na Libertadores de 2025
Brasil tenta vencer o Peru para subir na tabela
Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta
Montes Claros Vôlei estreia neste domingo no Ginásio Poliesportivo
Contra o Grêmio, Cruzeiro tenta se manter no G7
Atlético busca reabilitação sobre o Flu BRASILEIRÃO 2024PEDRO SOUZA/
Raposa tem a sexta maior torcida do Brasil e Galo a 8ª
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
Fenarap movimentou R$ 25 milhões