O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Dourado, um período para intensificar o alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce, visando reconhecer sinais e sintomas sugestivos da doença. O mês abre o trimestre dedicado à conscientização sobre o câncer: Setembro Dourado, Outubro Rosa e Novembro Azul.
As três campanhas têm um objetivo em comum: promover ações de incentivo ao diagnóstico precoce que, no caso do câncer infanto juvenil, se aliado a um tratamento de qualidade em centros especializados, contribui para que as chances de cura ultrapassem 80%, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Desde 1998 contribuindo para o tratamento do câncer infantojuvenil, a Fundação Sara lançou a campanha sexta-feira (1º), com um momento de conscientização para colaboradores e voluntários para que possam propagar a mensagem durante o mês. A ação acontecerá na sede da instituição e será conduzida pelas oncopediatras Eliana Cavacami e Sabrina Eleutério.