Fórum de Desenvolvimento Territorial da Fruticultura será lançado nesta sexta

A fruticultura tem crescido na região de Pirapora, Norte de Minas, e nesta sexta-feira (3/5) será realizado um seminário sobre o tema, abrangendo produtores de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma e Lassance.

A fruticultura tem crescido na região de Pirapora, Norte de Minas, e nesta sexta-feira (3/5) será realizado um seminário sobre o tema, abrangendo produtores de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma e Lassance. O seminário vai acontecer das 8 às 12h30, na sede da Fazenda Paco Paco, BR-365, KM155. Durante o evento será lançado o Fórum de Desenvolvimento Territorial da Fruticultura.

O extensionista da Emater-MG, Tales Vieira, comenta que Pirapora é um município com tradição na fruticultura, devido ao Projeto de Irrigação Pirapora. “Temos uma grande e variada produção de frutas. As culturas de destaque são a banana, a uva e os citros, mas há outras frutas também”, comenta o técnico.

Segundo ele, o seminário é importante para trazer novos conhecimentos aos produtores e será a oportunidade para o lançamento do Fórum de Desenvolvimento Territorial da Fruticultura. “O Fórum é uma nova metodologia do Banco do Nordeste para desenvolver um trabalho conjunto de dois anos. No caso da Emater, o foco da ação será a fertilidade do solo. Como a região tem solo arenoso, vamos incentivar as plantas de cobertura, a melhora da concentração de carbono, o manejo da matéria orgânica, entre outras práticas de melhoria do solo”, comenta Tales.

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento para o Seminário de Fruticultura de Pirapora vai ser iniciado às 8 horas. Às 9h40, está programada uma apresentação da metodologia Prodeter/PAT, com Jésus Ramos, no Banco do Nordeste (BNB), seguida do lançamento do Fórum de Desenvolvimento Territorial da Fruticultura. Já às 10 horas, haverá a palestra “Certificação e rastreabilidade: Exigências e Mercado”, com o coordenador estadual de Fruticultura da Emater, Deny Sanábio.

Sanábio lembra que o Norte de Minas é um importante polo produtor de frutas de Minas Gerais. “Trata-se de uma região de relevância na produção de frutas. Temos dois grandes projetos de irrigação. Um deles é o Jaíba, com uma área empresarial e outra de agricultura familiar, com atuação da EmaterMG. O outro projeto é o Gorutuba, em Nova Porteirinha, com uma grande área de produção, além da região de Pirapora”, afirma.

Os polos de produção do Norte de Minas são dependentes dos sistemas de irrigação e produzem frutas que se adaptam bem a altas temperaturas e de grande aceitação no mercado consumidor. “A fruticultura é uma atividade que exige muita tecnologia. O seminário será um momento para os produtores atualizarem seus conhecimentos e ter acesso a novas informações”, explica o coordenador estadual de Fruticultura da Emater, Deny Sanábio.

Após a palestra do coordenador estadual de Fruticultura da Emater, às 10h40, vai ocorrer a apresentação de um caso de sucesso com a história de um empresário e fruticultor da região. A última palestra do dia, às 11 horas, será “Vendas no Mercado Institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com coordenadora de Bem-Estar Social da Emater em Montes Claros, Beatriz Cristina. O programa do Governo Federal garante que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

Fórum de Desenvolvimento Territorial da Fruticultura será lançado nesta sexta
Seminário de fruticultura reúne produtores de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma e Lassance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Minas tem novo avanço em energia solar
Minas tem novo avanço em energia solar
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
DLI oferece descontos em produtos e serviços
DLI oferece desconto sem produtos e serviços
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Cresce o mercado pet no Estado
Minas tem saldo positivo na geração de empregos
Programa Moeda Pública é uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae
Perfil de venda atrai consumidor
Oito em cada 10 empresários mineiros são impactados pela estação de inverno
Desafios enfrentados pelas fazendas leiteiras contra a mastite
Mais de 300 pessoas já foram capacitadas pelo Norte Empreendedor em menos de dois meses
Dia do apicultor comemorado com boas perspectivas e muitos desafios
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste