[views count="1" print="0"]

Fórum das Águas reúne especialistas em Montes Claros

José Henrique Veloso e Flávio Oliveira organizam o II Fórum das Águas do Norte de Minas, que será realizado em Montes Claros

Montes Claros se tornará, no dia 13 de dezembro deste ano, o centro das discussões sobre gestão hídrica, reservação e desenvolvimento regional durante o II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais. Organizado pela Sociedade Rural de Montes Claros em parceria com o Comitê da Bacia do Verde Grande, o evento promete ser um marco importante na troca de experiências e no planejamento de ações voltadas à preservação dos recursos hídricos na região.

Os debates serão no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde e terão início às 8h com a recepção e inscrição dos participantes, acompanhada de um café de boas-vindas. Às 9h, a solenidade de abertura dará início as palestras e debates sobre questões cruciais para a segurança hídrica e a sustentabilidade no semiárido.

À frente das discussões, o presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Flávio Gonçalves Oliveira, apresentará as ações e demandas do comitê, reforçando a importância da gestão colaborativa dos recursos hídricos. A seguir, Hypérides Macedo, engenheiro civil e ex-secretário Nacional de Recursos Hídricos, abordará o tema “Os barramentos e a segurança hídrica no semiárido”, trazendo sua expertise para um tema tão relevante para a região.

O evento também contará com a presença de Sílvio Carlos Ribeiro Veira Lima, secretário executivo do agronegócio do Ceará, que discutirá a importância da gestão de recursos hídricos no desenvolvimento socioeconômico regional. Esta palestra proporcionará uma visão abrangente da interseção entre a água e a economia, instigando debates necessários sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

Após intervalo para o almoço, os trabalhos recomeçarão às 14h com a apresentação de Maria Antonieta Mourão, representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que abordará os resultados preliminares dos estudos da disponibilidade hídrica subterrânea na bacia do rio Verde Grande. Em seguida, representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) apresentarão as ações da instituição na região norte-mineira, evidenciando o papel do Governo na implementação de políticas públicas para a água.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) também estará presente com o Diretor- -geral, Marcelo Fonseca, discutindo o gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito estadual. Estas apresentações oferecerão um panorama detalhado sobre a situação hídrica da região, subsidiando a tomada de decisões que visem melhorar a gestão da água. Ao longo do dia, os participantes também poderão interagir em debates, que servirão para a elaboração de documento com demandas, com a expectativa de que as vozes de todos os setores envolvidos sejam ouvidas e consideradas nas políticas de gestão hídrica.

O II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais é uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e a formulação de estratégias que garantam a reservação da água e o desenvolvimento regional, temas cada vez mais urgentes em um cenário de mudanças climáticas e crescentes demandas hídricas.

Com a presença de especialistas, representantes do governo e da sociedade civil, o evento promete contribuir significativamente para o futuro da gestão de recursos hídricos na região, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em tempos de escassez, é fundamental que a preservação da água e o desenvolvimento andem lado a lado, para que todos possam desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.

José Henrique Veloso e Flávio Oliveira organizam o II Fórum das Águas do Norte de Minas, que será realizado em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí