[views count="1" print="0"]

Fórum das Águas reúne especialistas em Montes Claros

José Henrique Veloso e Flávio Oliveira organizam o II Fórum das Águas do Norte de Minas, que será realizado em Montes Claros

Montes Claros se tornará, no dia 13 de dezembro deste ano, o centro das discussões sobre gestão hídrica, reservação e desenvolvimento regional durante o II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais. Organizado pela Sociedade Rural de Montes Claros em parceria com o Comitê da Bacia do Verde Grande, o evento promete ser um marco importante na troca de experiências e no planejamento de ações voltadas à preservação dos recursos hídricos na região.

Os debates serão no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde e terão início às 8h com a recepção e inscrição dos participantes, acompanhada de um café de boas-vindas. Às 9h, a solenidade de abertura dará início as palestras e debates sobre questões cruciais para a segurança hídrica e a sustentabilidade no semiárido.

À frente das discussões, o presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Flávio Gonçalves Oliveira, apresentará as ações e demandas do comitê, reforçando a importância da gestão colaborativa dos recursos hídricos. A seguir, Hypérides Macedo, engenheiro civil e ex-secretário Nacional de Recursos Hídricos, abordará o tema “Os barramentos e a segurança hídrica no semiárido”, trazendo sua expertise para um tema tão relevante para a região.

O evento também contará com a presença de Sílvio Carlos Ribeiro Veira Lima, secretário executivo do agronegócio do Ceará, que discutirá a importância da gestão de recursos hídricos no desenvolvimento socioeconômico regional. Esta palestra proporcionará uma visão abrangente da interseção entre a água e a economia, instigando debates necessários sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

Após intervalo para o almoço, os trabalhos recomeçarão às 14h com a apresentação de Maria Antonieta Mourão, representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que abordará os resultados preliminares dos estudos da disponibilidade hídrica subterrânea na bacia do rio Verde Grande. Em seguida, representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) apresentarão as ações da instituição na região norte-mineira, evidenciando o papel do Governo na implementação de políticas públicas para a água.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) também estará presente com o Diretor- -geral, Marcelo Fonseca, discutindo o gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito estadual. Estas apresentações oferecerão um panorama detalhado sobre a situação hídrica da região, subsidiando a tomada de decisões que visem melhorar a gestão da água. Ao longo do dia, os participantes também poderão interagir em debates, que servirão para a elaboração de documento com demandas, com a expectativa de que as vozes de todos os setores envolvidos sejam ouvidas e consideradas nas políticas de gestão hídrica.

O II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais é uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e a formulação de estratégias que garantam a reservação da água e o desenvolvimento regional, temas cada vez mais urgentes em um cenário de mudanças climáticas e crescentes demandas hídricas.

Com a presença de especialistas, representantes do governo e da sociedade civil, o evento promete contribuir significativamente para o futuro da gestão de recursos hídricos na região, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em tempos de escassez, é fundamental que a preservação da água e o desenvolvimento andem lado a lado, para que todos possam desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.

José Henrique Veloso e Flávio Oliveira organizam o II Fórum das Águas do Norte de Minas, que será realizado em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
O MONTES CLAROS VÔLEI espera um grande público no Ginásio Presidente Tancredo Neves neste sábado
SUPERLIGA DE VÔLEI B
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Prefeitura vai repassar trezenovos ônibus para o Mocbus
Semana de muitas obras na BR&381 
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba