O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil registram chuva de moderada a forte intensidade, acompanhada de rajadas de vento, atingiu Montes Claros, no começo da noite de sábado (27). O temporal provocou a queda de diversas árvores, danos parciais à rede elétrica e transtornos no trânsito em vários bairros da cidade.
A Defesa Civil informou que a chuva foi registrada entre 18h20 e 19h e ocorreu de forma súbita, após um dia de altas temperaturas, em meio à onda de calor que atinge a região. O evento também foi precedido por fortes trovoadas e descargas atmosféricas.
Apesar da intensidade, não aconteceu alagamentos nem inundações. Os principais impactos foram causados pelos ventos, que derrubaram árvores e galhos sobre vias públicas e rede elétrica, provocando interrupção temporária no fornecimento de energia em Bairros como Alto São João e Vila Regina. Em algumas regiões, a falta de luz durou cerca de uma hora.
LOCAIS
Segundo o Corpo de Bombeiros, 25 ocorrências foram atendidas ao longo do plantão, a maioria relacionada à queda de árvores em ruas, rodovias e residências. Quatro guarnições de salvamento foram mobilizadas. Os pontos mais afetados foram: LMG-657, onde quatro árvores de grande porte caíram e obstruíram parcialmente a pista; Povoado de Mucambo Firme, onde a queda de árvores atingiu a rede elétrica, provocando a queda de um poste e rompimento de fiação de alta tensão; Bairros Renascença, Ibituruna, Alto São João, Vila Regina, Alice Maia, JK, Edgar Pereira, Alcides Rabelo e Santa Cecília, com registros de árvores e galhos bloqueando vias.
A Rua Pedro Álvares Cabral, no Ibituruna, a Avenida Mestra Fininha, no Jardim São Luiz, e uma das faixas da avenida Geraldo Athayde, no Bairro Alto São João, houve necessidade de isolamento parcial e desvio do tráfego. Contudo, alguns semáforos chegaram a operar em modo intermitente, causando lentidão momentânea.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados. A estimativa da Defesa Civil é de que cerca de 30 mil pessoas tenham sido afetadas de forma indireta, principalmente por falta de energia ou impactos no trânsito.
As ações de resposta envolveram equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, MCTrans e Cemig, que atuaram no corte e remoção de árvores, isolamento de áreas de risco, orientação aos moradores e restabelecimento dos serviços.
A Defesa Civil reforça a importância de atenção redobrada durante períodos de instabilidade climática e orienta a população a acionar os órgãos de emergência em caso de risco em Montes Claros já que há previsão de chuvas no Norte de Minas nesta semana.