[views count="1" print="0"]

Firmado pacto para potencializar setor turístico no Norte de Minas

Um pacto para fomentar o desenvolvimento e aproveitamento das oportunidades de investimento no turismo do Norte de Minas

Um pacto para fomentar o desenvolvimento e aproveitamento das oportunidades de investimento no turismo do Norte de Minas. É o que foi definido no encontro “Turismo no Norte de Minas – cooperação para o desenvolvimento e atração de investimentos”, realizado na última segunda-feira (21/10), no Hotel Dubai Suítes, em Montes Claros. A reunião de trabalho foi promovida pelo Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor).

O evento teve também o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), da Invest Minas e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e do Nordeste de Minas Gerais (Idene). O encontro contou com a presença da subsecretária de Cultura, Nathalia Larsen; do superintendente de Políticas de Turismo, Petterson Tonini, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). O secretário Leônidas Oliveira, titular da pasta, participou do encontro pelo sistema online, promovendo uma interação com os convidados.

O secretário apresentou estratégias para desenvolver o setor e fomentar novos roteiros de turismo em Minas Gerais, chamando atenção para as potencialidades das diversas regiões mineiras, com destaque para o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio São Francisco. Leônidas Oliveira abordou o Plano Estadual de Turismo de Minas Gerais, o “Turismo Verde”, lançado recentemente.

O encontro também contou com a presença da assessora estratégica de Atração de Investimentos para o Turismo da Invest Minas, Anamélia Tagliaferri, que falou sobre as “Parcerias para atração de Investimentos em Turismo em Minas Gerais. Ela enfatizou as estratégias que os municípios que devem adotar para atrair empreendimentos do setor turístico, como a concessão de incentivos para os investidores.

Foram reunidas lideranças e representantes de entidades empenhadas no desenvolvimento e na exploração econômica dos atrativos turísticos da região, incluindo presidentes e gestores dos roteiros turísticos, dirigentes e secretários municipais de turismo, agentes municipais de desenvolvimento, instituições financeiras, universidades e atores privados, bem como pessoas que trabalham com o turismo. Participaram ainda representantes de órgãos de fomento como o Sebrae Minas e o Banco do Nordeste, além do Sesc e do Senac.

Dentro do pacto firmado entre as entidades e parceiros, em entendimento com o secretário Lêonidas de Oliveira, foi definido como próximo passo a realização de um workshop para definir as ações para o desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades do turismo no Norte de Minas.

O novo encontro foi marcado para o dia 9 de dezembro, em Montes Claros, devendo contar com a presença de um representante do Ministério do Turismo.

“O workshop tem como objetivo fomentar uma governança integrada entre os atores que promovem e apoiam o turismo na região, além de desenhar uma estratégia exitosa que transforme o Norte de Minas em um destino turístico de referência, a ser implementada com o apoio de parceiros como a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo e o Ministério do Turismo”, afirma o presidente do Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau, Italo Mendes, que também é secretário municipal de Turismo de Grão Mogol.

Ele ressalta a importância do apoio do Governo do Estado ao projeto de desenvolvimento do turismo no Norte de Minas, envolvendo a Secult, a Invest Minas e o Idene. Destaca também o compromisso das entidades e dos agentes regionais com a proposta. “O Norte de Minas é uma região com reconhecido potencial turístico, até então, pouco explorado, apesar dos avanços recentes”, afirma Ítalo Mendes.

Entre os atrativos e destinos turísticos da região, ele cita as paisagens da Cordilheira do Espinhaço e da histórica Grão Mogol, o conjunto de sítios arqueológicos do Parque Nacional do Peruaçu (entre os municípios de Januária e Itacarambi), as belezas do Rio São Francisco, a produção artesanal de cachaça de Salinas.

Ítalo Mendes cita ainda outros atrativos como o Parque Estadual da Lapa Grande (Montes Claros) e os parques estaduais e cachoeiras da região da Serra Geral, nos municípios de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Rio Pardo.

Um pacto para fomentar o desenvolvimento e aproveitamento das oportunidades de investimento no turismo do Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
O MONTES CLAROS VÔLEI espera um grande público no Ginásio Presidente Tancredo Neves neste sábado
SUPERLIGA DE VÔLEI B
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Prefeitura vai repassar trezenovos ônibus para o Mocbus
VITÓRIA PARA A SAÚDE NORTE-MINEIRA
Semana de muitas obras na BR&381 
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras