[views count="1" print="0"]

Federações agrícolas das Américas e IICA firmam compromisso para avançar em ciência

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Federação de Câmaras Agropecuárias e Agroindustriais (FECAGRO) concluíram com sucesso o Primeiro Encontro de Federações Agrícolas das Américas, realizado na Costa Rica.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Federação de Câmaras Agropecuárias e Agroindustriais (FECAGRO) concluíram com sucesso o Primeiro Encontro de Federações Agrícolas das Américas, realizado na Costa Rica. O evento contou com a participação de mais de 40 líderes de 20 federações agropecuárias e agroindustriais de 14 países da região.

O encontro abordou a importância da ciência, inovação e novas tecnologias para o avanço de uma agricultura sustentável, a elevação da produtividade, a promoção de um comércio agrícola transparente e a satisfação da crescente demanda por alimentos seguros, nutritivos e acessíveis. Além disso, os participantes discutiram como esses elementos são cruciais para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A abertura do evento foi conduzida pelo Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos; pelo Presidente da FECAGRO, Francisco José González; e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

O Ministro Mattos ressaltou a necessidade de um aumento significativo na produção de alimentos nos próximos 25 anos, destacando a importância da colaboração entre ciência, inovação, tecnologia e pesquisa para enfrentar o desafio. “Temos que dar esse salto produtivo com a articulação entre os setores público e privado”, afirmou.

O Presidente da FECAGRO enfatizou a importância de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, e a criação de uma estrutura regulamentar que favoreça tecnologias ecológicas. Ele também destacou a necessidade de formação em novas tecnologias, financiamento acessível para pequenos e médios produtores, e políticas comerciais justas e baseadas em evidências científicas.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, sublinhou a necessidade de uma abordagem sistemática para garantir uma produção alimentar abundante e nutritiva de forma sustentável. “Devemos pensar em políticas de longo prazo com os agricultores no centro dos debates, onde ciência e inovação são essenciais para boas práticas e intensificação produtiva sustentável”, afirmou Otero.

Durante o encontro, foram realizadas conferências sobre tecnologia e inovação para a agricultura sustentável, desafios e oportunidades do setor agro nas Américas, e acesso aos mercados. Também foi apresentada uma nota técnica pelo IICA sobre a promoção de uma abordagem integrada da agricultura para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

Os conferencistas incluíram Jack Bobo, diretor do Instituto de Sistemas Alimentares da Universidade de Nottingham; José Perdomo, Presidente da CropLife Latin America; Ariel Londinsky, secretário geral da Federação Pan-americana do Leite (FEPALE); Tayutic Mena, presidente do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC); e Gloria Abraham, consultora e ex-ministra de Agricultura e Pecuária da Costa Rica.

O evento destacou a necessidade urgente de enfrentar os desafios impostos pela mudança climática, a escassez de recursos hídricos e a degradação dos solos. A agricultura sustentável, apoiada por inovação tecnológica e comércio internacional com normas científicas, emerge como uma solução crucial para garantir a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Centro de Convenções será inaugurado na manhã desta terça-feira, em Montes Claros, com a presença de prefeitos, imprensa, além de outras autoridades do Norte de Minas
Prefeitos comemoram os 10 anos do Cimams e nova sede
MARCO SOLIGO, vice-presidente de Participações e de Geração e Transmissão, celebra o resultado do leilão
Cemig leiloa lote de usinas por R$ 52 milhões, com 78% de ágio
dinhero
REFORMA DA RENDA 
Salas Mineiras e pontos parceiros receberam a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze
Rede Aqui tem SEBRAE reconhece 33 cidades
Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
ANA promove iniciativas que obrigam cumprimento de regulamentações
Do rebanho ao pasto apícola
Comércio espera o melhor Natal em 10 anos
OFICIAL DO REGISTRO CIVIL 
SAMU concede reajuste salarial para socorristas
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio 
Araxá e Codemge fazem acordo 
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business 
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública 
Heliponto do HC inaugurado em Uberaba