[views count="1" print="0"]

Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação

Em um estado que se destaca pela diversidade de seus recursos naturais e regiões propícias ao desenvolvimento de atividades irrigadas, o Governo de Minas realiza a primeira edição do Seminário Mineiro de Irrigação como uma ferramenta valiosa para troca de conhecimento e experiências na área.

Em um estado que se destaca pela diversidade de seus recursos naturais e regiões propícias ao desenvolvimento de atividades irrigadas, o Governo de Minas realiza a primeira edição do Seminário Mineiro de Irrigação como uma ferramenta valiosa para troca de conhecimento e experiências na área. A iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será realizada no dia 4 de setembro, em Paracatu, no Noroeste de Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu. As vagas são limitadas.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o evento acontece num momento muito oportuno. “O governo aprovou uma legislação específica para a reservação de água nas propriedades e os produtores poderão ampliar cada vez mais a irrigação em Minas Gerais e produzir com mais sustentabilidade”. “É muito importante a participação de todos para a consolidação dessa política agrícola que vai revolucionar a agropecuária no nosso estado”, complementa o secretário.

O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor. Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, “Será uma oportunidade ímpar para compartilhar as últimas novidades em tecnologias de irrigação, gestão de recursos hídricos e outras práticas de manejo”.

Ele acredita que o evento contribui com o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, ao proporcionar acesso a informações e tecnologias que podem otimizar a produção, com sustentabilidade ambiental, e melhorar a qualidade de vida.

POLO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO – Embora o evento ocorra em Paracatu, cidade reconhecida como um polo nacional de irrigação, o convite é estendido a todo o estado. O objetivo é disseminar tecnologias de irrigação para diversas regiões, promovendo o desenvolvimento agrícola e pecuário sustentável em Minas Gerais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Pitterfrancis Freisleben, a escolha da cidade para sediar o seminário se justifica por vários motivos. “A região enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de água, o que torna a temática da irrigação ainda mais relevante. Além disso, possui uma longa tradição na produção agrícola, garantindo a participação de produtores com interesse nos temas que serão apresentados”, destaca Pitterfrancis.

PROGRAMAÇÃO – O evento terá início às 8h e contará com a palestra magna, proferida por Lineu Neiva Rodrigues, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sobre “Contribuições socioeconômicas da agricultura irrigada”, destacando os benefícios econômicos e sociais que a agricultura irrigada traz aos municípios.

Entre os destaques da programação, está o painel que discutirá a Lei nº 24.931 de 2024, que dispõe sobre a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável. Também serão abordados os desafios na gestão dos recursos hídricos estaduais e as soluções para a irrigação e reservação de água.

Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Seminário do Governo tem como objetivo aumentar a área irrigada e incentivar a agricultura sustentável em Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí