[views count="1" print="0"]

Estado investe R$ 156 mi na prevenção de impactos ambientais

Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros também será beneficiada com a iniciativa do governo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está destinando R$ 156 milhões para a implementação de medidas de manutenção e prevenção aos impactos ambientais nas escolas da rede estadual. O objetivo é preparar as unidades para enfrentar desastres naturais como enchentes, queimadas e vendavais, garantindo a segurança de estudantes e servidores. Os recursos do Adicional de Manutenção Predial serão utilizados para reparos de pequenos e médios danos nas estruturas escolares, garantindo a continuidade das atividades pedagógicas.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esse investimento é um passo fundamental para garantir a segurança e a qualidade do ambiente escolar. “Queremos não apenas realizar manutenções, mas também proteger nossas escolas de eventos climáticos adversos, transformando nossas unidades em espaços de aprendizado seguros e resilientes”, destaca.

A subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, explica que a grande novidade é que esse recurso fará parte da carteira fixa de investimentos da SEE/MG. “É a primeira vez que iremos investir para atender outras demandas para além de chuvas, de ações da natureza como catástrofes e eventos que possam ocorrer em outros períodos do ano. É um investimento estratégico, pois iremos deixar de atuar de forma corretiva, passando para ações preventivas”, comenta.

MONITORAMENTO – A SEE/ MG, por meio das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), mantém canal direto para que gestores escolares relatem qualquer dano causado por chuvas ou outros eventos climáticos, permitindo resposta rápida e eficaz.

Como parte das medidas de prevenção, a Secretaria de Estado de Educação orienta os gestores a seguirem as diretrizes do Manual de Manutenção dos Prédios Escolares. Este manual tem como objetivo fornecer informações técnicas sobre o funcionamento, manejo e manutenção do imóvel. Além disso, busca orientar os gestores escolares sobre práticas eficazes de utilização e manutenção, visando prevenir problemas para a comunidade escolar e evitar despesas adicionais com correções ou reformas para a Caixa Escolar.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Atenta ao impacto crescente das mudanças climáticas, a SEE/MG introduzirá, a partir do próximo ano letivo, a disciplina “Emergência Climática Global”, para os estudantes do 2º ano do ensino médio. No plano de curso, os estudantes terão como discussão e aprofundamento os desafios ambientais globais e os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, como enchentes, queimadas e o aumento das temperaturas.

A disciplina será obrigatória e abordará temas como ciência climática, impactos ambientais nos sistemas de produção, surgimento de doenças relacionadas às mudanças no clima e a importância da ciência na busca por soluções sustentáveis. Os estudantes também serão incentivados a realizar pesquisas locais, analisar dados e participar de debates sobre o papel da tecnologia na construção de um futuro mais sustentável.

PARCERIA – Para desenvolver ações que irão subsidiar o trabalho relacionado à temática da nova disciplina Emergência Climática Global, a SEE/MG, em parceria com a Semad, vai garantir formação dos professores para que diversos projetos sejam desenvolvidos na rede estadual de ensino. Uma das principais inovações desse componente é a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre o Plano de Ação Climática de Minas Gerais (Plac), elaborado pela Semad.

“A articulação entre a SEE e a Semad é de grande importância para o desenvolvimento dessa disciplina, pois traz a conscientização dos nossos estudantes sobre todos os problemas climáticos no mundo, e mostra que Minas possui um Plano de Ação específico para garantir e prevenir todos os impactos ambientais em nosso país”, enfatiza o secretário Igor de Alvarenga. A apresentação da parceria entre a SEE/MG e a Semad acontecerá em breve, com informações detalhadas sobre as ações previstas.

INVESTIMENTOS – Desde 2019, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 2 bilhões na manutenção, custeio e conservação das unidades escolares da rede estadual. Pelo programa Mãos à Obra na Escola, foram aplicados cerca de R$1,4 bilhão, beneficiando 5.037 obras em 2.342 escolas de 708 municípios. Adicionalmente, mais de R$ 1 bilhão foi destinado à renovação de mobiliários e equipamentos. Entre 2022 e 2024, R$ 413 milhões estão sendo aplicados na modernização tecnológica das escolas, com a aquisição de novos equipamentos e melhorias na infraestrutura digital.

Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros também será beneficiada com a iniciativa do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí