[views count="1" print="0"]

Entusiasmo marca o lançamento do Educação em Tempo Integral

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã de quarta-feira (13/3), o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), que integrará todas as unidades de ensino municipais.

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã de quarta-feira (13/3), o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), que integrará todas as unidades de ensino municipais. A solenidade, realizada no auditório da Sociedade Rural, contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, supervisores pedagógicos, coordenadores da SME e autoridades convidadas.

A programação iniciou com uma palestra do professor Wanderlino Arruda, que falou sobre a importância do trabalho em equipe. “O início de um programa que envolve tantas pessoas e exige tanta atenção e cuidado é oportuno para falar desse tema que é tão importante para que as atividades aconteçam de forma plena. Tudo passa pela aprendizagem e é fundamental que a equipe esteja em sintonia, que cada um entenda seu papel, suas habilidades, e que todos podem contribuir com o processo”, destacou o palestrante.

CURSOS

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, o objetivo do PEATI é possibilitar que os estudantes permaneçam mais tempo na escola e se desenvolvam integralmente por meio de uma grade de cursos e atividades complementares ao aprendizado curricular, que envolvam cultura, arte, esporte, saúde, lazer, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além de acompanhamento pedagógico. “O ensino em tempo integral será realizado em todas as unidades escolares municipais que dispuserem de espaço para as atividades, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, totalizando até dez horas diárias, incluídos os horários de descanso e refeições. Os estudantes serão acompanhados por profissionais que atuarão diretamente no programa”, explica.

ADEQUAÇÃO

Para isso, segundo a secretária, foi necessário fazer a adequação das escolas e o planejamento do transporte e da alimentação escolar. “O Município realizou o processo licitatório para 2024 já contemplando o ensino em tempo integral, incluindo o almoço e transporte no final do dia para os estudantes. As escolas também estão sendo ampliadas e equipadas para ofertar as atividades no contraturno escolar”, completa.

Conforme preconiza a Lei Municipal nº 14.640, de 31/07/2023, o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral está sendo implementado junto às unidades de ensino cujas comunidades apresentem maior necessidade de atenção e possuam melhor estrutura para atender o público-alvo, observadas as condições de viabilidade e oportunidade. “Não há nada mais importante que a educação, o conhecimento. É a educação que possibilita do desenvolvimento da cidade, do povo, da Nação. E é o que estamos fazendo: ampliando o tempo na escola para que os alunos se desenvolvam, para se formarem cidadãos plenos”, destacou o prefeito Humberto Souto.

PORTARIA

Durante a solenidade, o prefeito Humberto Souto assinou a Portaria, junto com o Conselho Municipal de Educação, instituindo oficialmente o programa no município. O PEATI já inicia com 1660 alunos matriculados, sendo esse total equivalente a mais que o dobro do estimado pelo Ministério da Educação. “Mas a proposta é que todas as unidades escolares ofereçam o programa. O cidadão deve ser integral, e para isso ele tem que ter a formação completa. No tempo integral os estudantes vão ter a oportunidade de diversificar as experiências escolares, aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos e se preparar para esse novo mercado de trabalho que está surgindo em Montes Claros com a chegada de grandes indústrias”, explica o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

Para os estudantes da Educação Infantil, os conteúdos terão foco aos campos de experiências, associando as interações e a brincadeira, visando prioritariamente a socialização, a ludicidade, o brincar e o educar. Já os componentes curriculares do Ensino Fundamental irão priorizar a proficiência na leitura, escrita e o raciocínio lógico, seguidos da capacidade de resolver situações problemas, desafios, performance cinestésica e criatividade.

As ações pedagógicas serão monitoradas durante todo o ano letivo e em cada unidade de ensino participante haverá um professor especialmente designado pela equipe gestora para exercer a função de Professor Articulador da Educação em Tempo Integral.

Entusiasmo marca o lançamento do Educação em Tempo Integral
A APRESENTAÇÃO começou com palestra de Wanderlino Arruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Programa leva ações de saúde direto à propriedade 
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva