Entusiasmo marca o lançamento do Educação em Tempo Integral

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã de quarta-feira (13/3), o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), que integrará todas as unidades de ensino municipais.

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã de quarta-feira (13/3), o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), que integrará todas as unidades de ensino municipais. A solenidade, realizada no auditório da Sociedade Rural, contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, supervisores pedagógicos, coordenadores da SME e autoridades convidadas.

A programação iniciou com uma palestra do professor Wanderlino Arruda, que falou sobre a importância do trabalho em equipe. “O início de um programa que envolve tantas pessoas e exige tanta atenção e cuidado é oportuno para falar desse tema que é tão importante para que as atividades aconteçam de forma plena. Tudo passa pela aprendizagem e é fundamental que a equipe esteja em sintonia, que cada um entenda seu papel, suas habilidades, e que todos podem contribuir com o processo”, destacou o palestrante.

CURSOS

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, o objetivo do PEATI é possibilitar que os estudantes permaneçam mais tempo na escola e se desenvolvam integralmente por meio de uma grade de cursos e atividades complementares ao aprendizado curricular, que envolvam cultura, arte, esporte, saúde, lazer, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além de acompanhamento pedagógico. “O ensino em tempo integral será realizado em todas as unidades escolares municipais que dispuserem de espaço para as atividades, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, totalizando até dez horas diárias, incluídos os horários de descanso e refeições. Os estudantes serão acompanhados por profissionais que atuarão diretamente no programa”, explica.

ADEQUAÇÃO

Para isso, segundo a secretária, foi necessário fazer a adequação das escolas e o planejamento do transporte e da alimentação escolar. “O Município realizou o processo licitatório para 2024 já contemplando o ensino em tempo integral, incluindo o almoço e transporte no final do dia para os estudantes. As escolas também estão sendo ampliadas e equipadas para ofertar as atividades no contraturno escolar”, completa.

Conforme preconiza a Lei Municipal nº 14.640, de 31/07/2023, o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral está sendo implementado junto às unidades de ensino cujas comunidades apresentem maior necessidade de atenção e possuam melhor estrutura para atender o público-alvo, observadas as condições de viabilidade e oportunidade. “Não há nada mais importante que a educação, o conhecimento. É a educação que possibilita do desenvolvimento da cidade, do povo, da Nação. E é o que estamos fazendo: ampliando o tempo na escola para que os alunos se desenvolvam, para se formarem cidadãos plenos”, destacou o prefeito Humberto Souto.

PORTARIA

Durante a solenidade, o prefeito Humberto Souto assinou a Portaria, junto com o Conselho Municipal de Educação, instituindo oficialmente o programa no município. O PEATI já inicia com 1660 alunos matriculados, sendo esse total equivalente a mais que o dobro do estimado pelo Ministério da Educação. “Mas a proposta é que todas as unidades escolares ofereçam o programa. O cidadão deve ser integral, e para isso ele tem que ter a formação completa. No tempo integral os estudantes vão ter a oportunidade de diversificar as experiências escolares, aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos e se preparar para esse novo mercado de trabalho que está surgindo em Montes Claros com a chegada de grandes indústrias”, explica o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

Para os estudantes da Educação Infantil, os conteúdos terão foco aos campos de experiências, associando as interações e a brincadeira, visando prioritariamente a socialização, a ludicidade, o brincar e o educar. Já os componentes curriculares do Ensino Fundamental irão priorizar a proficiência na leitura, escrita e o raciocínio lógico, seguidos da capacidade de resolver situações problemas, desafios, performance cinestésica e criatividade.

As ações pedagógicas serão monitoradas durante todo o ano letivo e em cada unidade de ensino participante haverá um professor especialmente designado pela equipe gestora para exercer a função de Professor Articulador da Educação em Tempo Integral.

Entusiasmo marca o lançamento do Educação em Tempo Integral
A APRESENTAÇÃO começou com palestra de Wanderlino Arruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Minas promove educação inclusiva nas 47 regionais de ensino
Minas promove educação inclusiva nas 47 regionais de ensino
IFNMG-Campus Salinas atua como primeiro Centro Colaborador
IFNMG-Campus Salinas atua como primeiro Centro Colaborador
Mostra Sua UFMG Montes Claros terá mais de 2,6 mil participantes
Mostra Sua UFMG Montes Claros terá mais de 2,6 mil participantes
O bom desempenho da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Índice Geral de Cursos (IGC), medido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi enaltecido pelo governador Romeu Zema, do Novo. A qualidade do ensino teve a qualidade do ensino reconhecida com o recebimento do conceito 4 no IGC, que varia de 1 a 5. Em mensagem de vídeo, o governador destaca que o resultado da avaliação realizada pelo MEC, relativa a 2022, é uma demonstração da qualidade do ensino na Unimontes. “Eu fico muito feliz com esse resultado”, afirmou o governador. “Isso só reforça a qualidade de ensino que a Unimontes oferece e que foi considerada de excelência, nível que é alcançado por pouco mais do que 27% das instituições de ensino superior do Brasil”, declarou o governador. Esse reconhecimento, com toda certeza, é resultado do empenho da Unimontes na aplicação de metodologias inovadoras na qualificação continuada do corpo docente e também na ampliação das políticas de assistência estudantil e dos projetos de pesquisa. Por todo esse trabalho e por essa grande conquista, ficam aqui os meus parabéns a todos que compõem a Unimontes. Os alunos, professores e servidores”, afirmou o governador. A boa avaliação da Universidade no IGC/2022 também foi enaltecida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele lembrou que o percentual de 27,7% das instituições de ensino superior brasileiras obteve as notas 4 e 5 na avaliação promovida pelo MEC. “Com o conceito alcançado, a Unimontes ficou entre as melhores universidades do país, em um nível de excelência. Isso é um mérito dos nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os quais cumprimentamos por esse feito extraordinário”, observou o reitor. Ao comentar sobre a importância do desempenho da Unimontes na avaliação do MEC, o reitor Wagner de Paulo Santiago também ressaltou o apoio do Governo do Estado que também contribui para o resultado no IGC. “Na oportunidade, agradecemos o empenho de todo a equipe do Governo do Estado, nas pessoas do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, que não tem medidos esforços para atender as demandas da nossa universidade”, afirmou. Por sua vez, a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco, salienta que a boa posição da instituição no sistema avaliativo do MEC é uma conquista coletiva, envolvendo toda a comunidade acadêmica, e serve como referência para a universidade aprimorar suas ações. “Trata-se de um reconhecimento à instituição, fortalecendo o seu compromisso de seguir as diretrizes de educação no país segundo o INEP/ MEC, buscando melhorias para ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirma a educadora.
Governador destaca desempenho da Unimontes
IFNMG inicia em Salinas a operação do Centro Colaborador de análises laboratoriais
IFNMG inicia em Salinas a operação do Centro Colaborador de análises laboratoriais
IFNMG abre as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica
IFNMG abre as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica
Proerd promove campanha de combate ao bullying no ambiente escolar
Proerd promove campanha de combate ao bullying no ambiente escolar
Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros será no dia 13
Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros será no dia 13
Unimontes empossa 52 servidores classificados no concurso público
Abertas inscrições para pré-vestibular municipal
Governo publica último lote de nomeações de excedentes
Servidores federais de educação paralisam suas atividades em 360 unidades de ensino
Unimontes recebe nota 4 em avaliação do Inep
IFNMG-Campus Januária abre inscrições
O promotor de justiça Paulo Cesar Dias, o juiz da Comarca, Marcos Antônio Ferreira, e a servidora do Cejusc Rosane Rabelo
Parfor Equidade vai abrir 100 vagas pelo IFNMG e Unimontes
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
Reforço na fiscalização ambiental em Minas
Dupla detida suspeita de tráfico de drogas
Homem condenado a 14anos de prisão por homicídio
Pássaros da fauna silvestre apreendidos