[views count="1" print="0"]

Encontro regional debate assistência social

Foi realizado no Portal do Desenvolvimento em Salinas, encontro regional para debater acerca das entidades de assistência social e o vínculo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foi realizado no Portal do Desenvolvimento em Salinas, encontro regional para debater acerca das entidades de assistência social e o vínculo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e da Regional do município, além de equipes técnicas do SUAS, secretários e gestores da regional do Alto Rio Pardo.

Durante o evento, foi destacado pela subsecretária da Sedese, Mariana Franco, a necessidade de se distinguir a assistência social, as políticas públicas e o desenvolvimento social, esclarecendo cada um desses conceitos para evitar confusões. A prefeitura também enfatizou a importância dessas políticas públicas para a cidade e do desejo que os prefeitos das cidades vizinhas e das regionais conheçam de perto e compreendam a importância social de trabalhos como o da Guarda Mirim.

O evento reuniu técnicos e trabalhadores da rede governamental e não governamental para discutir caminhos para o fortalecimento da relação das entidades e organizações com o SUAS. A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana Franco fez a abertura do evento e reafirmou o “compromisso, apoio e atuação conjunta da Sedese com as organizações da sociedade civil para fortalecimento no Estado”. Esta foi uma oportunidade para os agentes públicos que atuam na gestão do Suas reconhecerem a importância de Organizações da Sociedade Civil (Osc’s) para a consolidação da política de assistência social e os desafios na relação entre o poder público e a rede privada.

O tema desse evento marca a discussão dessa relação histórica da parceria público-privada do SUAS, sendo um momento que marca o compromisso da Sedese em realizar o apoio técnico, tanto para os órgãos gestores e conselhos municipais quanto para essa rede socioassistencial governamental e não-governamental, para qualificar essas ofertas para o público em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos em todo o município salinense.

A política da Assistência Social é implementada por um sistema participativo, democrático e republicano, onde tudo é pactuado. Este é um momento de extrema relevância para pactuarmos as questões dentro do Suas, como o custo e o financiamento, e da cobertura das ofertas no momento em que o país passa por novos agravamentos e problemas. É um momento de união do governo federal, dos governos estaduais e municipais para que de fato a gente dê conta de garantir a proteção social para as populações vulnerabilizadas.

Além de discutir a relação do Suas com essas entidades, o evento também cumpriu o papel orientador junto aos municípios para inscrição das organizações nos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (Cneas). Isso porque, segundo o Cneas, cerca de 5 mil Osc’s atuam em Minas Gerais. No entanto, somente 3.702 dessas organizações estão com cadastro concluído no CNEAS, etapa fundamental para o reconhecimento legal das atividades desenvolvidas pelas entidades na lógica do Suas. O Cadastro no Cneas possibilita ainda que as organizações da sociedade civil tenham acesso a recursos financeiros destinados à assistência social.

O apoio técnico oferecido pela Subas compreende a política de aproximação e qualificação da Sedese junto aos municípios, com intuito de promover e melhorar a articulação das ofertas públicas e privadas do Suas, bem como orientar e apoiar gestores municipais e as entidades de assistência social para uma melhor relação dessa parceria, fundamentais para a que serviços públicos de qualidade cheguem às famílias, sobretudo aquelas em situação vulnerabilidade social.

A secretária de Assistência Social de Salinas, Elge Valéria destacou que o encontro surgiu da necessidade de sanar dúvidas e compreender a atuação ligada ao trabalho das entidades e o SUAS em Salinas. O encontro regional representa um passo importante em direção ao fortalecimento das políticas públicas e ao desenvolvimento social na região #DesenvolvimentoSocial #PolíticasPúblicas #Salinas, destacaram.

Encontro regional debate assistência social
O SUAS foi discutido no Portal do Desenvolvimento do município com representantes da Sedese e Regional no Alto Rio Pardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas