O “Projeto Montes Claros”, implantado na cidade-polo do Norte de Minas em 1973, é considerado o berço do Sistema Único de Saúde (SUS). A história é contada no livro “SUS – Conquista do Povo Brasileiro – narrativa de um sujeito em ação”, de autoria do ex-ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, que será lançado no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, nesta quinta-feira (9/11), às 19h30.
Há exatos 50 anos, o ex-ministro Saúde participou ativamente do “Projeto Montes Claros”, experiência pioneira de acesso amplo aos serviços de saúde pela população, que serviu de modelo para a implantação do SUS, consolidado com a promulgação da Constituição Federal em 1988. Em 1973, quando o projeto foi idealizado e implantado na cidade-polo do Norte de Minas, com a atuação de uma equipe de renomados sanitaristas e técnicos, Saraiva Felipe era diretor regional de Saúde de Montes Claros.
“O Projeto Montes Claros teve uma importância fundamental na construção do Sistema Único de Saúde. O SUS não seria o maior sistema de saúde público do mundo se não fosse o pioneirismo de Montes Claros”, afirma Saraiva Felipe, que também foi secretário de Saúde de Minas Gerais e deputado federal por seis mandatos.
Em seu livro, Saraiva Felipe relata a importância e o pioneirismo de Montes Claros na construção do projeto de saúde que se expandiu para toda a região norte-mineira, com o combate a endemias, vacinação de crianças e adultos, além de intensificar a implantação de unidades de saúde, o treinamento de pessoal de formação de nível técnico, assim como a contratação de médicos e enfermeiros para o atendimento a uma população superior a um milhão de pessoas.
O autor da obra salienta que a implantação do Projeto Montes Claros teve a participação efetiva de médicos, professores e servidores da Diretoria Regional de Saúde (antigo Centro Regional de Saúde de Montes Claros), tendo como um dos principais líderes o médico sanitarista Francisco de Assis Machado, o que resultou na ampliação e melhoria da assistência à saúde em todo o Norte de Minas.
O ex-ministro e autor do livro ressalta que o Projeto Montes Claros teve destacada participação da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Por intermédio do projeto, foi criado o estágio rural, com os estudantes do curso de Medicina se deslocando para contribuir na assistência à saúde da população dos pequenos municípios, iniciativa pioneira no país.
“Os atuais estudantes da área da saúde não fazem a menor ideia da importância de Montes Claros e do Norte de Minas na construção do SUS. Por isso, é muito importante o resgate da história do Projeto Montes Claros”, afirma o autor do livro.
Saraiva Felipe lembra que, além de renomados sanitaristas, o Projeto Montes Claros teve como destaque a participação de dois profissionais que, tempos depois, assumiram o Ministério da Saúde: ele próprio e o ex-ministro Agenor Álvares da Silva. Este fato contribuiu ainda mais para que o projeto implementado há meio século projetasse o nome de Montes Claros em níveis nacional e internacional como “embrião do SUS”.
TESE DE DOUTORADO
O livro “SUS: conquista do povo brasileiro – narrativa de um sujeito em ação”, tem origem na tese de doutorado do ex-ministro Saúde José Saraiva Felipe defendida na Universidade de Brasília (UnB), no final de 2021. Para essa edição, o texto acadêmico foi revisto e ampliado, incorporando novos assuntos e um espaço de memória visual abrangendo os 50 anos de construção de um dos mais importantes sistemas de saúde do mundo, o SUS.
Para o sanitarista e consultor em Saúde Pública, Eugênio Vilaça, “Saraiva Felipe mostra nesse livro que o SUS não é um problema sem solução, mas uma solução com problemas que podem ser enfrentados por meio de um processo permanente de reconstrução”. Aproveitando uma nova metodologia, a Pesquisa Narrativa, o autor-pesquisador põe em confronto suas ideias e iniciativas com as de outros personagens que deram uma contribuição importante para a configuração do SUS.