Dois assaltantes apontados pela polícia como suspeitos de participarem de um assalto à mão armada a uma joalheria em Taiobeiras, no Norte de Minas, foram presos, nessa quarta-feira (15), pela Polícia Militar, em Montes Claros. Segundo a PM, a atendente do estabelecimento contou que por volta das 14h da última terça (14), um deles entrou na joalheria localizada no Centro naquela cidade no Alto Rio Pardo perguntando se teria brinco de ouro para criança, e depois saiu. Cerca de 40 minutos depois, o suspeito retornou. Quando ela liberou a entrada, ele anunciou o assalto, mostrando a arma na cintura. Ele pegou o celular e uma corrente de ouro que estava no pescoço da funcionária, e a ameaçou com um revólver.
Em seguida, ele liberou a entrada do comparsa, que chegou com um saco de lixo. Eles colocaram várias joias e depois acabaram fugindo. Uma testemunha contou à PM que estava em frente ao estabelecimento comercial, quando visualizou dois ladrões fugindo de moto. Câmeras de segurança de um comércio vizinho registraram o momento que os suspeitos entraram no local. A dona da joalheria declarou aos policiais que os ladrões roubaram relógios, perfumes, anéis e correntes de ouro.
Por meio de imagens de segurança, os militares identificaram três suspeitos de participarem do assalto, sendo todos de Montes Claros. Em rastreamento na cidade, um dos suspeitos, de 21 anos, Algumas das joias roubadas foram recuperadas pela PM de Montes Claros Policiais militares localizaram as motos furtadas por bandidos ousados foi localizado transitando a pé em uma rua, no Bairro Santa Cecília.
Aos policiais, ele confessou o crime e detalhou como o grupo agiu. O suspeito disse que um comparsa, de 32 anos, teria informações privilegiadas sobre a joalheria e o chamou para participar do assalto. Esse terceiro suspeito, apontado como o articulador do assalto, teria roubado uma moto em Salinas para que ele e o outro comparsa fossem até a loja. O rapaz relatou, ainda, que eles três saíram de Montes Claros na noite da segunda (13), e quando chegaram em Salinas, se instalaram à beira de um rio.
Após o assalto, os dois bandidos fugiram pela rodovia, depois entraram em uma estrada vicinal e abandonaram a moto e o celular roubado da funcionária. Ainda conforme relato do suspeito, pouco tempo depois, o homem que articulou o assalto compareceu ao local e pegou os materiais roubados para vender.
A arma utilizada no crime foi encontrada escondida próxima a uma escola do Bairro Renascença, junto com quatro munições. Já o segundo autor, de 32 anos, não foi encontrado na casa dele. Informações indicaram que ele estava em uma festa, num sítio na zona rural da cidade. A polícia se deslocou ao local e, ao perceber a presença dos militares, o suspeito tentou fugir, porém, foi perseguido e “grampeado” pela equipe da PM.
Parte do material roubado foi recuperado na casa da namorada de um dos suspeitos, sendo encontrados dois relógios, quatro pulseiras, dois anéis, um brinco e um pingente. A vítima reconheceu os objetos. Os dois homens foram encaminhados à Delegacia, junto com os materiais apreendidos. A polícia continua em rastreamento para localizar o homem suspeito de ter planejado o assalto. Conforme a PM, ele já possui outro mandado de prisão em aberto por roubo e ainda estava solto o que não dar para entender, pois trata- -se de crime violento.