A OAB-MG reunirá os presidentes de todas as 251 subseções de Minas Gerais na próxima sexta-feira (7/6), em Montes Claros. Entre os assuntos debatidos, destaque para a votação interna dos dirigentes sobre o porte de arma para advogados. O assunto ganhou força nas últimas semanas após o assassinato de dois advogados em MG.
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, manifestou sobre a necessidade de a instituição se posicionar sobre o Projeto de Lei nº 227/2024 que tramita na Câmara dos Deputados e prevê o direito ao porte de armas à advocacia, em isonomia com o Ministério Público e a magistratura.
“É inequívoco que a advocacia é uma profissão de risco, especialmente a advocacia criminal. É necessário que advocacia tenha essa prerrogativa profissional que garanta a todo advogado e a toda advogada o direito ao porte de arma para defesa pessoal”, opina Sérgio Leonardo.
PROGRAMAÇÃO – Durante o Colégio de Presidentes, a OAB-MG e a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) inauguram o Escritório Compartilhado em Montes Claros. A estrutura funciona como coworking e oferece – gratuitamente à advocacia local e em trânsito – salas para reunião com clientes, computadores com acesso à internet, escâneres entre outras comodidades.
Também está prevista a posse dos membros do Tribunal de Ética e Disciplina – Turma Regional Norte de Minas, com o objetivo de descentralizar os serviços prestados pela Ordem à advocacia mineira. Os delegados da CAAMG (representantes da Caixa no interior) também participam de todas as atividades.