Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Professor Cleiton de Oliveira, do PV, visitou Montes Claros e abordou diferentes temas relevantes para a população do estado, como a saúde, a dívida de Minas com a União, em pauta na ALMG, federalização das estatais, além da cultura como fonte geradora de renda. O parlamentar o fez em entrevista exclusiva ao NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS.
FRIBROMIALGIA – O deputado ressaltou a importância do projeto de lei que cria o *Cadastro Estadual de Pessoas com Fibromialgia*. O objetivo principal é garantir a efetivação do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Além disso, o cadastro visa conscientizar a sociedade sobre o respeito às diferenças e à aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade. O projeto também subsidiará a criação de políticas públicas efetivas para o atendimento das pessoas com diagnóstico de fibromialgia, garantindo segurança e bem-estar social.
DÍVIDA – Professor Cleiton propôs uma medida ousada para equilibrar as contas públicas de Minas Gerais: a federalização das empresas estatais. Ele protocolou dois projetos de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), autorizando o governador Romeu Zema (Novo) a transferir o controle acionário da Cemig, Copasa e da Codemig para o governo federal. Em contrapartida, o valor das empresas seria abatido da dívida do Estado com a União, que atualmente está em cerca de R$ 160 bilhões. Essa proposta oferece uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), programa de refinanciamento das dívidas estaduais com a União. O deputado enfatizou que essa é uma oportunidade única para apresentar a Copasa como instituição de referência em abastecimento e saneamento básico em nível nacional.
CULTURA COMO GERADORA DE EMPREGO E RENDA – Como presidente da Comissão de Cultura da ALMG, o deputado Cleiton concentra seus esforços em dois pilares principais. Primeiro, busca a descentralização dos recursos públicos oriundos de compensações, para que sejam aplicados na valorização da cultura do interior do estado. Segundo, defende que a cultura em Minas Gerais seja encarada como uma forma estratégica de geração de emprego e renda para as famílias mineiras.
O parlamentar se comprometeu a retornar à região para conhecer as Festas de Agosto, celebrando a rica tradição e identidade do congado montes-clarence. Segundo ele, a iniciativa visa fortalecer ainda mais a cultura regional