[views count="1" print="0"]

Datagro pretende reduzir estimativas de produção de açúcar e etanol

A região Centro-Sul do Brasil enfrenta um cenário de grande preocupação com o avanço sem precedentes dos incêndios no final de agosto, muitos deles de origem criminosa.

A região Centro-Sul do Brasil enfrenta um cenário de grande preocupação com o avanço sem precedentes dos incêndios no final de agosto, muitos deles de origem criminosa. A combinação desses focos de fogo com a prolongada estiagem tem gerado impactos significativos sobre os canaviais, especialmente na fase final da safra 24/25.

Embora as perdas ainda estejam sendo avaliadas, a área atingida pelos incêndios já indica um cenário desafiador para as operações de colheita. As usinas têm enfrentado a necessidade de moer a cana queimada em um prazo de até 48 horas para evitar perda de qualidade, ao mesmo tempo em que parte dos canaviais ainda não atingiu o ponto ideal para o corte.

 Diante desses fatores, a consultoria Datagro revisou as projeções da safra 24/25 para a região Centro-Sul e divulgou novos números em 26 de agosto. Entre os principais pontos da atualização estão: Cana-de-açúcar: A previsão de moagem foi reduzida de 602 milhões para 593 milhões de toneladas (em 23/24, foram 654,43 milhões de toneladas).

 Rendimento industrial: O índice de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana passou de 140,60 para 140,20 kg (comparado a 139,22 kg na safra anterior).

Produção de açúcar: A estimativa foi ajustada de 40,025 milhões para 39,30 milhões de toneladas (em 23/24, a produção foi de 42,43 milhões de toneladas).

Produção total de etanol: Houve uma redução de 0,44 bilhões de litros devido aos efeitos na safra de cana (em 23/24 foram produzidos 33,59 bilhões de litros).

Mix de produção de açúcar: Mantido em 49,6%, próximo aos 48,9% da safra 23/24.

Apesar da maior preocupação recair sobre a capacidade de cristalização das usinas, há receios de que o mix de produção de açúcar na safra 24/25 se aproxime do percentual registra do na temporada anterior. Isso dependerá dos danos causados pelos incêndios e da rapidez com que as usinas conseguirão processar as áreas afetadas. Além disso, o ritmo acelerado de moagem pode limitar a flexibilidade das usinas para aumentar a produção de açúcar.

Por outro lado, a produção de etanol de milho foi revista para cima, passando de 7,7 para 8,0 bilhões de litros em 24/25, representando 24,6% da oferta total de etanol na região Centro-Sul, um aumento significativo em relação aos 18,7% da safra anterior. Essa expansão

ajudará a compensar a queda na produção de etanol a partir da cana. Com isso, a nova estimativa de produção total de etanol na safra 24/25 foi ajustada de 32,66 para 32,52 bilhões de litros.

As queimadas também levantam preocupações sobre a safra 25/26, principalmente nas áreas de rebrota, onde os agrônomos da DATAGRO já observaram danos consideráveis. Isso pode levar os produtores a adiar o início da colheita na próxima temporada, buscando minimizar os prejuízos. (Fonte: Portal do Agronegócio).

A região Centro-Sul do Brasil enfrenta um cenário de grande preocupação com o avanço sem precedentes dos incêndios no final de agosto, muitos deles de origem criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Governo abre 40 mil novas vagas para o Trilhas de Futuro
Governo abre 40 mil novas vagas para o Trilhas de Futuro
O Cepea levantou que as cotações do boi gordo continuam a subir, impulsionadas pela oferta restrita de animais prontos para abate no mercado spot. Na primeira dezena de setembro, o Indicador Cepea/B3 apresentou uma alta de 3,1%, passando de R$ 239,75 no último dia útil de agosto para R$ 247,20 na terça- -feira, 10 de setembro. Embora o aumento dos preços seja notável, pecuaristas permanecem cautelosos e resistentes em negociar seus animais, na expectativa de que os preços se valorizem ainda mais. No mercado atacadista, os preços da carne com osso também têm mostrado crescimento, em resposta à demanda aquecida, conforme relatado pelos colaboradores do Cepea. Além disso, dados recentes do IBGE indicam que o volume de abates no segundo trimestre de 2024 atingiu um recorde, com destaque para a categoria fêmea (vacas e novilhas). Foram abatidas 8,8 milhões de cabeças, representando 45,7% do total de animais abatidos no semestre.
Indicador Cepea registra alta de 3%na primeira dezena de setembro
Ao menos 12 grandes rios brasileiros estão secando, mostra estudo
Ao menos 12 grandes rios brasileiros estão secando, mostra estudo
Leandro Ivan, Dra Gisalyne Lopes Pinheiro e Dr Newton Figueiredo (1)
ACI indica Leandro Guedes para o Mérito Empresarial deste ano
Roda de conversa abordará o empreendedorismo feminino
Roda de conversa abordará o empreendedorismo feminino
CERTIFICADO LGPD 1
Santa Casa Montes Claros recebe certificado de adequação à LGPD
Valadares entrega 240 apartamentos
Valadares entrega 240 apartamentos 
MP celebra parceria com Cimams e crescimento dos Procons
MP celebra parceria com Cimams e crescimento dos Procons
Secretaria fará mutirão para estimular inscrições
MPF apresenta balanço da atuação judicial e extrajudicial
Preços da tilápia sofrem pressão de oferta elevada e demanda fraca
Poder de compra do suinocultor aumenta
Vendas no varejo brasileiro caem 0,2% em agosto, aponta Cielo
Itaú leiloa 58 imóveis com 10% de desconto em diversas regiões do País
Prorrogadas inscrições de professor do IFNMG para o dia 15
Fora das datas comerciais, mais da metade dos mineiros compram por necessidade
Secretaria fará mutirão para estimular inscrições
Governo abre 40 mil novas vagas para o Trilhas de Futuro
Cigarro cortado abruptamente nas unidades prisionais de MG
Carreta com risco de explosão tomba em ribanceira na BR-135
CDH constata situações degradantes nos presídios
300X250