Em meio à crise causada pelo risco de um novo rebaixamento à Série B, o Cruzeiro volta a campo neste sábado (18/11) com foco total em um duelo de caráter decisivo. O time celeste medirá forças com o Fortaleza a partir das 18h30, no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é importantíssimo para o Cruzeiro, que tem duas partidas a menos em relação aos principais adversários da parte de baixo da tabela.
A vitória ou até mesmo o empate diante dos cearenses poderia tirar o Cruzeiro de dentro da zona do rebaixamento. A Raposa está na 17ª posição, com 37 pontos – um a menos do que o Bahia, primeira equipe fora do Z4. As chances de queda do Cruzeiro, segundo avaliação do departamento de matemática da UFMG são de 34,2%. Já o Fortaleza, que está na 12ª colocação, com 43, pode confirmar a permanência na elite já nesta rodada em caso de triunfo.
FORTALEZA
O Fortaleza terá praticamente força máxima para enfrentar o Cruzeiro dentro de casa. Juan Pablo Vojvoda não tem desfalques por suspensão e os jogadores que estão entregues ao departamento médico não vêm sendo utilizados com frequência pelo treinador. As baixas ficam por conta do zagueiro Tobias Figueiredo (problemas musculares), do volante Hércules (cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e do meia Zanocelo (pubalgia).
Entretanto, é provável que o técnico argentino faça alguma mudança no time em virtude do mau desempenho no Brasileirão. O Leão do Pici não vence há seis jogos, sendo um empate e cinco derrotas. Durante esse período, o time cearense sofreu 11 gols e marcou apenas três. A tendência é que Vojvoda volte a escalar o volante Caio Alexandre entre os titulares. Ele vinha sendo poupado por desgaste muscular, mas, desta vez, deve ganhar a vaga de Pedro Augusto.
Sendo assim, o Fortaleza deve ir a campo com João Ricardo; Tinga, Brítez, Tite e Bruno Pacheco; José Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.
CRUZEIRO
A grande novidade do Cruzeiro para o jogo estará na área técnica. O diretor Paulo Autuori aceitou o convite para substituir Zé Ricardo, demitido após a derrota para o Coxa. O profissional de 67 anos integrará a comissão interina formada por Fernando Seabra, técnico do sub-20, e Vinicius Rovaris, auxiliar fixo do clube. Em campo, o Cruzeiro terá três desfalques certos para o duelo no Castelão. O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa receberam o terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, na última rodada, e terão que cumprir suspensão. A outra ausência é do volante Lucas Silva, que teve confirmada uma lesão no joelho esquerdo.
Jussa, por sua vez, já não enfrentaria o Fortaleza por força de contrato. O meiocampista pertence ao tricolor, mas está emprestado ao time mineiro até dezembro deste ano. Lucas Oliveira deve ser o substituto de Neris na defesa. No meio-campo, Filipe Machado tem a preferência no lugar de Jussa, enquanto Ian Luccas pode ser escalado na vaga de Lucas Silva. Com isso, o Cruzeiro terá Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Fernando Henrique) e Matheus Pereira; Nikão (Arthur Gomes), Bruno Rodrigues e Rafael Elias.