[views count="1" print="0"]

Copasa vai recuperar interceptor de rede de esgoto

A Copasa informa que iniciará, nesta semana, as obras emergenciais para a recuperação do interceptor sanitário da rede coletora de esgoto, localizado na margem direita do córrego Vieira, próximo ao cruzamento da Avenida Deputado Esteves Rodrigues com Avenida Sidney Chaves, em Montes Claros.

A Copasa informa que iniciará, nesta semana, as obras emergenciais para a recuperação do interceptor sanitário da rede coletora de esgoto, localizado na margem direita do córrego Vieira, próximo ao cruzamento da Avenida Deputado Esteves Rodrigues com Avenida Sidney Chaves, em Montes Claros. A Companhia esclarece que, durante o intenso período de chuvas que atingiu o município em fevereiro, a estrutura sofreu uma ruptura, no último dia 22, provocando um processo erosivo na Avenida Sidney Chaves, situação que causou a interdição da via.

De acordo com o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima, após tomar conhecimento do fato e avaliar o impacto do rompimento da tubulação, a Companhia se mobilizou para desenvolver o projeto e contratar uma empresa especializada para executar a intervenção emergencial.

“A obra, prevista para início da próxima semana, contemplará, inicialmente, a interceptação dos efluentes em rede auxiliar provisória, visando manter o fluxo dos esgotos até a Estação de Tratamento, preservando as águas do córrego Vieira. Simultaneamente, será realizada a recuperação do interceptor e, posteriormente, a liberação da via pública”, explica.

USO INDEVIDO – A Companhia alerta a população para os fatores que têm provocado danos ao sistema de esgotamento sanitário, tais como o lançamento indevido de lixo e de água das chuvas nas redes coletoras de esgoto. Grande parte dos imóveis de Montes Claros lança indevidamente água de chuva nos ramais de esgoto e redes coletoras, provocando extravasamento e refluxos, principalmente, nas partes mais baixas da cidade, uma vez que as redes foram projetadas para receber exclusivamente esgoto. O lançamento de água pluvial na rede de esgotamento sanitário é proibido e passível de multa.

O interceptor localizado na Avenida Sidney Chaves é responsável por levar grandes volumes de esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Quando esse volume é ampliado pela presença de águas pluviais, podem haver consequências, como a ruptura dos interceptores e o comprometimento dos processos de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Por isso, segundo a Copasa, torna-se imprescindível o apoio de todos para o uso consciente do sistema de esgotamento sanitário do município, não jogando resíduos sólidos e principalmente, evitando o lançamento de águas das chuvas no seu ramal de ligação de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251