Cerca de 320 servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) da comarca de Belo Horizonte e de outras 43 comarcas do interior se reuniram, neste sábado (31/8), no Encontro Regional do Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Serjusmig). Com o tema central “Conhecer para transformar”, o evento, realizado na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a participação do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
“A 1ª Instância é onde está concentrado o grande número de processos em andamento, em regra. O rosto do Poder Judiciário são as pessoas que estão no balcão atendendo a quem nos procura. Por isso, ter essa oportunidade de trocar ideias, conversar ‘olho no olho’ e ouvir as reivindicações e sugestões é muito importante, e é o que nós temos feito sempre que viajamos pelas comarcas do interior”, ressaltou o presidente do TJMG.
Ele acrescentou que, quando o cidadão ou a cidadã procura a Justiça, o primeiro contato que mantém é justamente com os servidores dos fóruns das 298 comarcas do Estado. “Ao longo da minha gestão, quero manter um diálogo transparente, direto, permanente e, principalmente, sincero com todos eles”, afirmou.
O presidente do TJMG observou que, em todas as funções que exerceu, sempre dialogou com os servidores. “O magistrado vive e convive com a família forense; e é isso que estamos fazendo aqui”, destacou.
Entre outros pontos, o presidente Corrêa Junior lembrou que, há alguns anos, teve oportunidade de participar da criação do Colégio de Servidores da Direção do Foro de Belo Horizonte e do Fórum Permanente com a OAB. “Pude então constatar que questões que inicialmente pareciam irreconciláveis chegavam a um consenso a partir do diálogo”, afirmou.
O encontro regional em Belo Horizonte é o sexto de uma série realizada pela entidade sindical, em diferentes regiões do estado, ao longo de 2024. Entre os temas em pauta estão aperfeiçoamento pessoal e profissional; assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; as lutas jurídicas, políticas e sindicais da entidade; e a adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), bem como os impactos da medida para o serviço público. O presidente do Serjusmig, oficial judiciário Eduardo Couto, exaltou a presença do presidente Corrêa Junior no encontro e o agradeceu por ter disponibilizado, no evento, uma equipe da Diretoria Executiva de Recursos Humanos (Dearhu/TJMG), para coleta de dados biométricos de participantes, medida necessária para a confecção das novas carteiras funcionais do Judiciário mineiro.
A palestra “A reinvenção do profissional a partir das competências de performance – resultados e felicidade”, proferida pelo filósofo, escritor e psicopedagogo Otávio Grossi Junior, abriu as exposições, e versou sobre o trabalho nos tempos contemporâneos. O palestrante apresentou resultados de pesquisa realizada por ele, há mais de 10 anos, indicando as chamadas “conquistas autênticas”, capazes de tornar os indivíduos mais plenos.
“O trabalho é efetivamente uma marca da nossa significação no mundo. O que busco, em minha fala, é apresentar alguns caminhos que podem tornar o trabalho mais significativo e menos adoecido, e o autoconhecimento é o grande diferencial para que isso aconteça”, afirmou.
Compuseram a mesa de honra do encontro o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; o presidente do Serjusmig, Eduardo Couto; o 1º vice-presidente e diretor-administrativo do Serjusmig, Rui Viana da Silva; o diretor-financeiro do Serjusmig, Willer Luciano Ferreira; e a conselheira Dahyane de Oliveira Gil, representando o conselho fiscal da entidade sindical.