[views count="1" print="0"]

Comunicação não-violenta pauta fim da Jornada Pedagógica 2024

Depois de cinco dias de intensa programação como preparação para o início do ano letivo, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria municipal de Educação (SME), encerrou a Jornada Pedagógica 2024, ampliando o debate com os gestores das unidades escolares sobre as habilidades emocionais, relações interpessoais e a comunicação não-violenta, os chamados soft skills.

Depois de cinco dias de intensa programação como preparação para o início do ano letivo, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria municipal de Educação (SME), encerrou a Jornada Pedagógica 2024, ampliando o debate com os gestores das unidades escolares sobre as habilidades emocionais, relações interpessoais e a comunicação não-violenta, os chamados soft skills. A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, explica que o tema foi escolhido justamente para promover a linguagem de acolhimento no ambiente escolar.

“O tema central da jornada está ligado à inclusão e é importante que todos estejam alinhados com essa proposta, em todos os níveis de relacionamento. Então, nesta programação de encerramento da jornada, os gestores estão tendo a oportunidade de participar de uma mentoria para aprimorar essa linguagem, com vistas a promover junto aos servidores, alunos e toda a comunidade escolar o acolhimento em um ambiente mais colaborativo, com gentileza e confiança”, destaca a secretária.

A mentoria foi ministrada pela diretora da Escola Municipal Alcides Carvalho, Léia Márcia Silveira Chaves, e pela analista da SME, Helen Patrícia Vieira, que compartilharam os conhecimento e experiências vivenciados em uma mentoria sobre o mesmo tema ministrada pelo Ministério da Educação e Universidade Federal de São Carlos. “A proposta é orientar os gestores a criar um espaço sistematizado, organizado, institucionalizado, para que, junto com seus pares, possam propor alternativas, discutir problemas, de forma que a educação do município se torne cada vez mais inclusiva e de qualidade”, explica Helen Vieira.

A programação de encerramento também trouxe a palestra “Brain Gym e a inclusão escolar: a autorregulação como apoio à aprendizagem”, ministrada pela professora Késcia Carvalho, e a palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Realizada no período de 5 a 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica contou com a participação de cerca de 5 mil servidores do Sistema Municipal de Educação, que participaram de cursos, palestras e planejamento das atividades para o ano letivo.

Para o diretor da Escola Municipal Caio Lafetá, localizada no Distrito de Ermidinha, a Jornada Pedagógica foi uma importante vivência e preparação. “Foi uma programação intensa e estamos mais preparados para receber nossos alunos e garantir essa qualidade do trabalho a ser desenvolvido em 2024”, avalia.

Diretora do Cemei São Marcos, Maria Hortência Ramos Martins, destaca que todas as atividades desenvolvidas durante a jornada foram “muito importantes para a preparação não só dos gestores, mas de todos os servidores. Estamos com muita expectativa para receber nossos alunos no próximo dia 15”, destaca.

Comunicação não-violenta pauta fim da Jornada Pedagógica 2024
DIVERSAS atividades e temas marcaram a Jornada Pedagógica neste ano em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251