Cimams e Unimontes realizam Seminário

Elaboração do Diagnóstico da Primeira Infância e dos Planos Municipais da Primeira Infância.

Elaboração do Diagnóstico da Primeira Infância e dos Planos Municipais da Primeira Infância. Com este objetivo, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inseridos no processo de integração regional, realizaram na última segunda-feira, 15, no auditório do prédio 2 do campus sede, do Centro de Ciências Humanas (CCH), o Seminário da Rede da Primeira Infância, iniciando as ações de acompanhamento e assessoramento de 19 municípios do Norte e Noroeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

As atividades são desenvolvidas dentro das propostas da Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG), que é um foro de articulação aberto à participação de organizações e pessoas que atuam direta ou indiretamente na promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças de até seis anos de idade, como etapa inicial do desenvolvimento da pessoa humana.

O seminário contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Saúde das duas regiões. Também foram convidados vereadores e outras lideranças dos municípios Participam do evento, como representantes da Unimontes e coordenadoras do Grupo 1 da RIP Minas Gerais, as professoras Jussara Maria de Carvalho Guimarães (assessora especial do reitor Wagner de Paulo Santiago), Leni Maria Silva Pereira e Geusiane Pereira Silva Nascimento – do Curso de Serviço Social, juntamente com a representante do Cimams, Karla Eriely Pereira Magalhães.

Segundo a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, o processo de elaboração do Diagnóstico da Primeira Infância e dos Planos Municipais da Primeira Infância está alicerçado na Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016, que estabelece “princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância e em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano”.

A coordenadora do Departamento de Convênios e Políticas Sociais do Cimams, Karla Magalhães, o Consórcio e a Unimontes, visando fortalecer a capacidade de gestão dos municípios, tem discutido a Escola de Gestão Pública para ofertar treinamento de qualificação profissional a trabalhadores, prefeitos e secretários. A meta é fortalecer ainda mais a capacidade de gestão de recursos e planejamento, colocando esta agenda como prioridade no Departamento de Convênios e Políticas Sociais do Cimams.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira, destacou que cada município deste país deve construir o Plano da Primeira Infância, e a Unimontes e o Cimams estão contribuindo fomentando esta proposta. A “Plataforma Observa” mostra que 99% dos municípios mineiros ainda não conseguiram elaborar e aprovar seus PMPIs, mesmo após sete anos do Marco Legal da Primeira Infância. Há em Minas Gerais 853 municípios e até o momento, apenas o registro de apenas dois municípios têm o seu Plano Municipal pela Primeira Infância aprovados – PMPI do município de Jequitinhonha (Vale do Jequitinhonha) Alfenas (sul do estado). No Estado do Ceará, todos os 184 municípios possuem os PMPIs aprovados.

Em 31 de março de 2023, foi lançado o Edital da Campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância de Minas Gerais”. Embora a campanha tenha sido para 50 municípios, a REPI-MG recebeu mais de 100 inscrições de municípios mineiros para receber apoio técnico para a elaboração e aprovação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs).

Inicialmente será elaborado o Diagnóstico Situacional da Primeira Infância, que é uma ferramenta que reúne indicadores populacionais, socioeconômicos, de saúde, educação, assistência social e cultura, além de dados e informações sobre a rede de serviços disponíveis no município. A realização do Diagnóstico deve ser acompanhada pela Comissão Municipal instituída para esta finalidade, em articulação com profissionais da rede de serviços.

ELABORAÇÃO – Após a realização do diagnóstico, será iniciada a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância – PMPIs, dentro de quatro os eixos estratégicos: Possibilita as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância; Garantir a todas as crianças na primeira infância o acesso à educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral; O acesso à proteção e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na primeira infância; Assegurar o direito à vida, à saúde e à boa nutrição a gestantes e crianças na primeira infância. (Com informações Ascom/Unimontes)

MUNICÍPIOS – Foram convidados para o evento os representantes dos municípios envolvidos. São eles: Coração de Jesus, Cristália, Espinosa, Fruta de Leite, Guaraciama, Itacambira, Itacarambi, Lassance, Mato Verde, Montes Claros, Pedras de Maria da Cruz, Várzea da Palma e Varzelândia, no Norte de Minas; Araçuaí, Couto de Magalhães de Minas, Jordânia e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha; Setubinha, no Vale do Mucuri, e Buritis, no Noroeste de Minas.

Cimams e Unimontes realizam Seminário
Seminário discutiu a elaboração de diagnóstico da Primeira Infância dos municípios da extensa área mineira da Sudene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Sertão pauta palestra de abertura da Semana da Matemática e Física
Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Associação homenageará editora da Unimontes pelos seus 25 anos
Associação homenageará editorada Unimontes pelos seus 25 anos
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Governo e municípios entregam novas obras
Unimontes abre 371 vagas para candidatos acima dos 60 anos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito
Deputados garantem ampliação de benefícios para universitários
Escola Florêncio Pereira homenageia famílias em Monte Azul
Estado repassou R$ 180 mi para manutenção e custeio das escolas
Câmara comemora o Dia do Movimento Estudantil
Secretaria de Educação está com vagas de estágio abertas em MG
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste