Cidade terá programa Governança Corporativa

As empresas familiares enfrentam desafios únicos, desde a gestão de conflitos internos até o planejamento de sucessões.

As empresas familiares enfrentam desafios únicos, desde a gestão de conflitos internos até o planejamento de sucessões. Implementar práticas de governança eficazes é crucial para garantir que esses negócios não apenas sobrevivam às transições, mas também prosperem. Para tanto, a Fundação Dom Cabral vai promover o programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”, nos dias 9 e 10 de julho, em Montes Claros.

A governança corporativa é uma prática essencial para qualquer negócio que busca sustentabilidade e sucesso a longo prazo. Ela se refere ao sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, envolvendo políticas, práticas e diretrizes que garantem transparência, equidade e responsabilidade na gestão. O curso vai mostrar como a governança eficaz é fundamental para a profissionalização da gestão, a longevidade dos negócios e a preservação do legado familiar.

“O sucesso duradouro de uma empresa familiar não vem apenas da paixão ou tradição, mas também de uma estruturação estratégica e consciente para o futuro. Entender a importância da governança e como ela pode ser aplicada para sustentar o crescimento e a inovação é fundamental”, afirma o especialista da FDC, Ronaldo Behrens.

INVESTIMENTO

Para o empresário que deseja que sua empresa não apenas sobreviva, mas prospere nos desafios do mercado, investir em Governança Corporativa é o caminho. Esta prática ajuda a estabelecer um equilíbrio entre os interesses de diversos stakeholders, como investidores, diretores, clientes e comunidade, fortalecendo a integridade e a eficiência operacional da empresa, e promovendo um crescimento sustentável e ético.

Geraldo Drumond, consultor de gestão de negócios, destaca que “o tema governança corporativa impacta sobremaneira os resultados e a cultura de uma organização. Desta forma, a Fundação Dom Cabral mantém um trabalho consistente que vem sendo feito, particularmente na região Norte das Minas Gerais, de apoio à gestão das empresas e da educação de executivos pela quinta escola de negócios do mundo”.

TODOS OS MÓDULOS

O empresário Carlos Alberto Alencar fez o curso Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e Famílias Empresárias (PDA), em 2017, com os filhos Guilherme Alencar (médico veterinário) e Larissa Alencar (engenheira de produção). Sócio-fundador do Hospital São Francisco de Assis, em 1974, um dos maiores hospitais veterinários de Belo Horizonte, e sócio-fundador da Center Pão, em 1994, uma rede de padarias em Montes Claros, Carlos Alberto fez todos os módulos do PDA, governança, acordo de sócios, etc.

“Ganhamos consciência de que empresa é empresa e família é família, que as pessoas têm de ser contratadas pela competência e não pela família. Hoje meu filho está comigo na gestão do hospital e minha filha é diretora financeira nas padarias, porém, todos buscaram se qualificar para estarem nos cargos de gestão. A FDC é referência neste quesito e este preparo para o processo de sucessão foi fundamental para garantir um futuro com êxito. Sabemos que apenas 4% das empresas familiares conseguem chegar à quarta geração. Por isso a importância deste preparo, que nos trouxe muito aprendizado e um networking que perdura até os dias atuais”.

Ricardo Pimenta, associado da FDC no Norte de Minas, reforça que o curso ‘Governança Corporativa em Empresas Familiares’, marcado para 09 e 10 de julho, é um marco para empresários de Montes Claros. A Fundação Dom Cabral, aclamada globalmente e única na América Latina entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, traz estratégias inovadoras para aprofundar a governança, profissionalizar a gestão e acelerar o crescimento sustentável das empresas.

“Investir neste programa é o primeiro passo para construir um legado robusto e preparar seu negócio para os desafios futuros”, afirma Pimenta. detalhes e inscrições em pimentaeassociados.com.br/governanca ou pelo 31 99700-1633.

Cidade terá programa Governança Corporativa
O SETOR de Serviços, que envolve os meios de transportes, lidera a geração e estoques de empregos em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste