[views count="1" print="0"]

Cidade sedia Seminário Macrorregional

PERÍODO sazonal de transmissão de arboviroses pauta seminário em Montes Claros nesta semana

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza em Montes Claros, nestas quinta (25/9) e sexta-feira, o Seminário Macrorregional de Arboviroses, reunindo gestores e profissionais de saúde de 86 municípios. A iniciativa, que acontecerá no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), no Bairro Jaraguá, dá sequência à Jornada Mineira de Arboviroses, através da qual o Governo do Estado investe na preparação dos municípios para enfrentamento do período sazonal (outubro a maio) de maior transmissão de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela).

Palestras, debates e troca de experiências envolverão secretários municipais, coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde, dirigentes de serviços de atenção primária, médicos e enfermeiros atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em serviços de atenção especializada e em hospitais. O evento envolve profissionais de municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

“O Seminário será um espaço de qualificação técnica e atualização de conhecimentos, fortalecendo as ações de prevenção e controle das arboviroses no Norte de Minas. O compartilhamento de informações e alinhamento dos trabalhos a serem executados pelos profissionais de saúde é de fundamental importância para o atendimento das demandas da população, evitando o agravamento das situações de saúde, internações e risco de óbitos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS.

A abertura do Seminário acontecerá às 8h30, com a participação das dirigentes regionais da SESMG em Montes Claros, Januária e Pirapora, Dhyeime Marques, Ioná Carvalho e Tariana Oliveira, respectivamente. Na sequência haverá apresentação do cenário epidemiológico estadual e macrorregional das arboviroses; atualização do plano de contingência para o período . Nesta sexta-feira (26), às 20h, a equipe do MOC Vôlei enfrenta o atual campeão mineiro, o Sada Cruzeiro, no Ginásio Tancredo Neves, em mais um clássico do voleibol. Já na segunda-feira (29), encara o Araguari, novamente no Caldeirão. . Para garantir a presença do torcedor, o clube lançou um passaporte que oferece valores acessíveis e a possibilidade de não perder nenhum jogo em casa. Os ingressos estão disponíveis no site www.uniticket.com.br/eventos/ ingressos-mineiro. . Ao menos no Senado passou, em votação unânime, a autorização para que supermercados possam vender medicamentos. O texto de Efraim Filho (União-PB) seguirá para a Câmara dos Deputados. . A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) acaba de criar o Selo Cidade Mulher. LINHA ABERTA O presidente e fundador da Associação Arco-íris do Amor, Lucas Pereira, ladeado pelo advogado Lucas Rodrigues, e Rani Elson, assistente social da associação. Trio responsável por coordenar as ações (foto: divulgação) sazonal 2025/206; as ações de vigilância epidemiológica e de saúde a serem implementadas e de resoluções publicadas pela SES-MG disponibilizando recursos financeiros para os municípios.

ATUALIZAÇÃO

A partir das 13h30 o Seminário vai abordar temas relativos à atualização do fluxo de aquisição de medicamentos para arboviroses; a atualização da política estadual de descentralização da aplicação de inseticida para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti por meio de equipamentos de ultra baixo volume; organização das ações de mobilização social e realização do “Dia D” de limpeza. O primeiro dia do Seminário será encerrado com apresentações de boas práticas implementadas por municípios para o enfrentamento das arboviroses.

Na sexta-feira, o seminário terá como foco a atualização de profissionais de saúde sobre diagnóstico das doenças. Aliando teoria e prática, os profissionais vão avaliar casos clínicos de dengue, chikun gunya e zika vírus, além de aprofundar conhecimentos sobre a febre amarela e a febre de Oropouche, bem como sobreposição de arboviroses com vírus respiratórios.

CENÁRIO

Neste ano, o Painel de Vigilância Epidemiológica mantido pela SESMG aponta que o estado contabiliza 174 mil 138 casos prováveis de arboviroses. A dengue predomina com 90,46% do total de casos prováveis (155 mil 870); seguido por chikungunya, 9,51% (18.214 casos prováveis) e zika vírus, com 0,03% (54 casos prováveis). Os dados deste ano são inferiores aos registrados em 2024 quando Minas Gerais contabilizou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue; 166,6 mil casos prováveis de chikungunya e 179 de zika. Também neste ano o Estado so-ma 133 óbitos confirmados por arboviroses, quantidade essa que no ano passado vitimou 1.361 pessoas. Acompanhando o cenário epidemiológico do estado, neste ano o Norte de Minas também contabiliza redução de casos prováveis de arboviroses: 5.805 contra 81 mil 789 casos notificados em 2024. Até o momento há um óbito em investigação no Norte de Minas Gerais causado por dengue. Já em 2024, os óbitos causados pela doença chegaram a 37.

PERÍODO sazonal de transmissão de arboviroses pauta seminário em Montes Claros nesta semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Ig-26-Janeiro-3
Periódicos da Unimontes avançam no Qualis Capes e fortalecem a produção científica institucional
Imagem1-1
PPGDS da Unimontes atinge nota 6 na Capes e consolida excelência acadêmica com forte impacto social
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Importações mantêm pressão sobre produtores 
Fatura da conta de luz tem novo modelo 
Municípios mineiros enfrentam ameaça de crise financeira
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
País bate recorde histórico nas exportações de frutas