Cidade se aproxima de 48 mil empresas ativas

Montes Claros encerrou o mês de agosto com 47.272 empresas ativas, das quais 45.621 matrizes e 1.651 filiais. Do total, 43.762 são microempresas, 1.475 empresas de pequeno porte e 2.035 outras constituições.

Montes Claros encerrou o mês de agosto com 47.272 empresas ativas, das quais 45.621 matrizes e 1.651 filiais. Do total, 43.762 são microempresas, 1.475 empresas de pequeno porte e 2.035 outras constituições. Os dados constam do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O Mapa traz o perfil das empresas por porte, setor e ramo de atividade, e os recortes por estados e municípios.

O Boletim do Mapa de Empresas, com o compilado e análise dos dados dos primeiros oito meses do ano, foi divulgado na terça-feira (26). No período, 7.458 empresas foram abertas em Montes Claros, sendo 7.321 matrizes e 137 filiais. De janeiro a agosto, 5.035 firmas foram extintas, estando o município, portanto, com superávit de 2.423 empresas. Neste ano, o tempo de abertura de firmas em Montes Claros foi de 18 horas, de viabilidade de 9 horas e de registro de 10 horas.

Só em agosto, 806 firmas foram abertas na cidade, sendo 786 matrizes e 20 filiais. No período, foram extintas 473 firmas. Assim, o município fechou o mês com saldo de 333 constituições. Em agosto, o tempo de abertura de empresa em Montes Claros foi de 10 horas, o mesmo ocorrendo com o tempo de viabilidade e subindo para 20 horas o tempo de registro.

Por natureza jurídica, a modalidade de Empresário individual lidera com 33.176 empresas, seguida por Sociedade Limitada (13.553), Sociedade Anônima (357), Cooperativa (65), Consórcio de Sociedade (59), Sociedade em Conta de Participação (28), Empresa Pública (20), Sociedade de Economia Mista (13) e Sociedade em Comandita Simples (1).

POR ATIVIDADE

Por ramo de atividade, a liderança é do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 2.642 empresas, seguido pelo de cabeleireiros, manicure e pedicure (1.883), promoção de vendas (1.636), obras de alvenaria (1.323), lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (1.244), comércio varejista de bebidas (987) e comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns (959).

Em seguida vêm os ramos de atividade médica ambulatorial restrita a consultas (858), restaurantes e similares (841), construção de edifícios (749), fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (728), atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza (726), preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente (718), transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal (714), instalação e manutenção elétrica (665), outras atividades de ensino não especificadas anteriormente (639), transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional (614), treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (588), comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (558) e comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores (504), além de outras milhares de empresas.

Cidade se aproxima de 48 mil empresas ativas
RAMO do comércio de artigos do vestuário lidera número de empresas ativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Minas tem novo avanço em energia solar
Minas tem novo avanço em energia solar
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
DLI oferece descontos em produtos e serviços
DLI oferece desconto sem produtos e serviços
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Cresce o mercado pet no Estado
Minas tem saldo positivo na geração de empregos
Programa Moeda Pública é uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae
Perfil de venda atrai consumidor
Oito em cada 10 empresários mineiros são impactados pela estação de inverno
Desafios enfrentados pelas fazendas leiteiras contra a mastite
Mais de 300 pessoas já foram capacitadas pelo Norte Empreendedor em menos de dois meses
Dia do apicultor comemorado com boas perspectivas e muitos desafios
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste