Nesta quinta-feira (21/11), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança em Montes Claros, em caráter pioneiro, o Projeto SUS Escolha. A iniciativa, que será avaliada por um período seis meses, objetiva possibilitar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a escolha dos hospitais em que desejam realizar cirurgias eletivas. Caso o projeto tenha eficácia aprovada, será difundido para outras regiões do Estado.
O lançamento do SUS Escolha será às 11 horas, na sala de reuniões da Prefeitura de Montes Claros. O evento contará com a participação da superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; da superintendente de Regulação do Acesso da SES-MG, Daniela de Cássia Domingues; da diretora de Estratégias e Regulação Eletiva da SES-MG, Ludmilla Diniz Silva; e da Coordenadora de Regulação Eletiva, Cláudia Fernanda Montilha Bueno.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) será representado pela presidente regional e secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta. A seleção de Montes Claros para sediar o projeto-piloto foi aprovada no dia 15 de maio, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), em Belo Horizonte. Além da SES-MG, a CIB-SUS reúne gestores municipais de todas as regiões.
Depois de seis meses, caso a continuidade do Projeto seja aprovada, além de usuários do SUS de Montes Claros também poderão ser beneficiários do SUS Escolha pessoas que moram em Mirabela, Juramento, Claro dos Poções, Glaucilândia e Itacambira. Esses municípios têm pacto com Montes Claros para a realização de cirurgias eletivas.
“Como Montes Claros foi o berço do projeto que deu origem ao SUS, a escolha do município para receber o piloto do SUS Escolha coloca a cidade mais uma vez em evidência na implementação de uma iniciativa inovadora para o sistema público e que, num futuro breve, poderá ser disseminada para todo o Estado e também para ou tras regiões do país”, destaca a superintendente Dhyeime Marques.
Nestas quinta e sexta-feira, na sala de reuniões da Prefeitura de Montes Claros, a diretoria de Estratégias em Regulação Eletiva da SES-MG iniciará a capacitação de referências técnicas em regulação da Coordenadoria de Acesso a Serviços de Saúde da SRS e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Entre outros assuntos, os trabalhos terão como foco o manuseio e operacionalização do sistema SUS Escolha.