O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. Para esta edição, o Inep ampliou a transparência e o rol de dados sobre o exame, com as principais informações sendo disponibilizadas no Painel Enem. A plataforma interativa permite o acesso aos dados preliminares de forma abrangente, com informações a nível do país, das regiões, dos estados e dos municípios, de acordo com os recortes desejados.
A ferramenta revelou que Montes Claros é a terceira cidade de Minas Gerais com o maior número de candidatos, com 16.454 inscrições, das quais 13.676 confirmadas e 3.840 alunos concluintes do ensino médio. A cidade é a 37º do Brasil com maior número de participantes do Enem. No Estado, Belo Horizonte, que ocupa o oitavo lugar no ranking nacional, lidera com o total de 71.970 inscrições. Em segundo lugar no Estado aparece Uberlândia (27ª nacional), com 20.908 inscritos.
Atrás de Montes Claros estão Juiz de Fora (15.321 inscritos), Contagem 14.720), Uberaba (8.715), Governador Valadares (8.613), Betim (8.361), Ipatinga (7.456) e Viçosa (7.114). No Norte de Minas, além de Montes Claros, as cidades com maiores números de candidatos entre inscrições confirmadas e estudantes concluintes do ensino médio, são Januária (3.061 inscrições), Janaúba (2.724), Pirapora (2.182), Salinas 2.059), São Francisco (1.961) e Bocaiúva (1889).
O Painel Enem traz dados como número de inscrições; número de inscrições confirmadas; concluintes da rede pública (principal público-alvo do exame); situação dos participantes em relação ao ensino médio; número de isentos da taxa de inscrição e de pagantes; número de mulheres e homens inscritos; cor/raça; e faixa etária.
FILTROS
A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e sobreposição dos filtros. Desse modo, é possível apurar a pesquisa e verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro. As informações podem servir como base para análises de organizações da sociedade civil, de gestores educacionais, de pesquisadores e da imprensa.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.